terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Prova com texto homofóbico
revolta Alunas
de Serviço Social


Alunas do curso deixaram a sala no momento que o professor aplicava a prova de Metodologia Científica.

TERESINA-PI: “Deve se considerar também que a própria relação sexual entre homossexuais contraria a ordem das coisas relativa à sexualidade e genitalidade humana”. Este é apenas um trecho do texto que causou constrangimento aos alunos do curso de Serviço Social, durante a prova do semestre numa faculdade particular de Teresina, que fez com que metade da sala abandonasse o exame.

Parte dos alunos considerou o texto homofóbico e se recusou a terminar a prova nesta segunda-feira(6). O texto não tinha autor identificado e foi aplicado durante uma prova da disciplina de Metodologia Científica, no primeiro período do curso. Os universitários deveriam identificar partes do texto como tema, tese, argumento, etc, e fazer um pequeno resumo.

De acordo com uma das alunas da sala, que não quis se identificar, o texto causou incômodo nos estudantes. “Uma das minhas colegas perguntou ao professor se ele não achava que o texto era inadequado. Ele disse que não e que ela continuasse respondendo. Uma outra colega, que era homossexual, perguntou a ele se ele não achava que estava atingindo alguma pessoa da sala, ele perguntou se ela queria entregar a prova. E indignada nós começamos a sair da sala, acompanhando ela que estava chorando”, explicou.

Cerca 25 alunos da classe de 50 saíram em direção à coordenação pedagógica, que se solidarizou com a revolta dos alunos e que iria solicitar a ele para realizar uma nova prova.

Marinalva Santana, coordenadora do grupo Matizes

A coordenadora do grupo Matizes, Marinalva Santana, afirmou ao Cidadeverde.com que o texto apresentado na prova é de cunho homofóbico. “O texto trata a homossexualidade como algo anormal e foi usado dentro de uma universidade o que é preocupante. Mais preocupante ainda por se tratar de um curso de Serviço Social, que formará profissionais que atuam junto a pessoas carentes, homossexuais e outras minorias”, declarou.

Marinalva Santana disse que vai enviar um ofício à coordenação do curso, solicitando que providências sejam tomadas em relação ao que aconteceu.

A faculdade particular de Teresina cujo professor aplicou o texto com teor considerado homofóbico nesta segunda (6), em nota, informou que irá demitir o docente.

Confira o texto na íntegra click Aqui

Fonte: cidadeverde.com

Nenhum comentário: