segunda-feira, 25 de outubro de 2010

História da primeira travesti
eleita à vereadora será
transformada em documentário

Foto: Reprodução

A travesti piauiense Kátia Tapety terá sua vida transformada em um documentário, cujo título será “De Zé a Kátia” sob a direção de Karla Holanda.

Kátia Tapety reside no município de Colônia do Piauí, cidade que fica a 300 km da capital Teresina e, tem uma população de sete mil habitantes.

Kátia atua em Colônia como líder comunitária, agente de saúde e parteira. Foi vereadora por três legislatura e vice-prefeita de 2004 a 2008, sendo a primeira trans do país eleita para cargos públicos.

Durante seus mandatos como vereadora e vice-prefeita nunca apresentou nenhum projeto relacionado à causa LGBT. Conforme Kátia, tais projetos são desnecessários, haja vista que há poucos LGBTs no município onde mora e que a cidade tem outros problemas mais prioritários e necessários para ajudar a população em geral.

A idéia da documentarista é registrar a vida desse personagem controverso, nascido e criado no sertão piauiense, onde a hostilidade não se resumia apenas ao meio ambiente. Kátia, ou José, superando todas as adversidades, tornou-se primeiro travesti e depois o primeiro do gênero a exercer um cargo político no Brasil.

Nenhum comentário: