sábado, 23 de outubro de 2010

Prepare um lenço para enxugar as lágrimas e assista o filme

“Orações para Bobby”
(Prayers for Bobby)

Ryan Kelley e Sigourney Weaver na interpretação de Bobby e Mary Griffith

Orações para Bobby [Prayers for Bobby] não é um filme de final feliz, mas mostra que depois do final infeliz pode haver um recomeço. Mesmo que ele seja duro, angustiado e cheio de culpas nos questionamentos sociais e religiosos quanto à homossexualidade. O filme é também uma história sobre o amor materno. E nesta relação maternal está Bobby Griffith e Mary Griffith, interpretados pelos atores Ryan Kelley, 22, e Sigourney Weaver, 59. O filme foi baseado no livro homônimo publicado pelo jornalista Leroy Aarons, em 1995, que é fundador do National Lesbian and Gay Journalists Association. O filme foi exibido em janeiro na TV americana. Desde então, abre a discussão na trilogia homossexualidade-família-Igreja.

Tanto o livro quanto o filme tratam da angústia do gay Bobby, que, desde os 16 anos, teve sua homossexualidade revelada para a família. Diante de muita pressão psicológica, se suicida aos 20 anos de idade, no ano de 1979. Até chegar a este ponto extremo, Bobby enfrentou o preconceito dentro de casa e as intervenções religiosas da mãe para afastá-lo do pecado.
Bobby (camisa azul) com os irmãos e a mãe Mary Griffith

Escreveu Bobby no seu diário:

Eu não posso deixar que ninguém saiba que eu não sou hétero. Isso seria tão humilhante. Meus amigos iriam me odiar, com certeza. Eles poderiam até me bater. Na minha família, já ouvi várias vezes eles falando que odeiam os gays, que Deus odeia os gays também. Isso realmente me apavora quando escuto minha família falando desse jeito, porque eles estão realmente falando de mim. Às vezes eu gostaria de desaparecer da face da terra”.

“Orações para Bobby” é um filme intenso, dramático, e que espelha ainda hoje a realidade de muitos e muitos jovens no mundo! Mary após a morte do filho questiona-se a si e ao fundamentalismo religioso, redime-se da sua posição homofóbica tornando-se uma defensora dos direitos GLBT.

Assista o filme na íntegra, abaixo. 

3 comentários:

pamella spencer disse...

hélio parabéns pelo blog e por postar um filme tão lindo como este!!!

Anônimo disse...

Meu Amigo Hélio,
não postei mais comentarios aqui, mas não poderia de deixar escrito por aqui a historia que poderia ter sido a minha e é de tantos outros meninos pelo País afora,
moro com minha mãe,só nós dois e aos 14 anos ela já sabia mas não preisavamos entrar em conflitos foi melhor assim. mas sempre ao abandonar meu credo religioso e torname Espiritualista, sei que muitas crianças estão ainda recebendo o credo do amém que da minha boca nunca saia preces dirigidas ao desamor e sim sempre ao amor

Dannylo Ruithe

Espigão Do Oeste-RO

Anônimo disse...

Meu Amigo Hélio,
não postei mais comentarios aqui, mas não poderia de deixar escrito por aqui a historia que poderia ter sido a minha e é de tantos outros meninos pelo País afora,
moro com minha mãe,só nós dois e aos 14 anos ela já sabia mas não preisavamos entrar em conflitos foi melhor assim. mas sempre ao abandonar meu credo religioso e torname Espiritualista, sei que muitas crianças estão ainda recebendo o credo do amém que da minha boca nunca saia preces dirigidas ao desamor e sim sempre ao amor

Dannylo Ruithe

Espigão Do Oeste-RO