domingo, 7 de novembro de 2010

Gays fazem beijaço
em frente ao Papa na Espanha



A convocação foi pela Internet e muita gente atendeu. Neste domingo, 07, casais gays se concentraram no local reservado ao público durante a passagem do Papa pelas ruas de Barcelona e, no momento em que Bento XVI passavam no Papa móvel, beijaram-se na boca.

As dezenas de casais gays se concentraram na área da Praça da Catedaral. Depois da passagem do Papa e dos beijos, eles aplaudiram o ato que reuniu gente de todas as idades.

Os participantes combinaram pela Internet que o protesto seria em silêncio, somente com os beijos. Os organizadores consideraram a iniciativa um sucesso absoluto por reunir tanta gente em um horário considerado muito cedo, às 09 da manhã. Muitas nem dormiram e saíram da balada direto para o protesto.

Jordi Petit, dirigente histórico do movimento homossexual da Catalunha, reclamou que há anos "a hierarquia eclesiástica ataca os direitos básicos humanos", como sua insistência em proibir o uso de preservativos.

Petit especificou que esta crítica é dirigida à cúpula da Igreja Católica, e não "aos cristãos de base que fazem um bom trabalho", e se pronunciou a favor de um estado laico em que "a política vá para um lado e a religião seja algo pessoal".

Nenhum comentário: