terça-feira, 2 de novembro de 2010

O cartunista Laerte Coutinho,
da Folha de S. Paulo,
é Crossdresser


Cartunista Laerte Coutinho, de crossdresser.

Li muito e já vi alguns filmes sobre crossdresser, mas, sinceramente, nunca vi nenhum pessoalmente e nem sabia que havia crossdresser em nosso país, por isso fiquei surpreso quando li no ig uma entrevista do cartunista Laerte Coutinho, 60 anos, da folha de São Paulo, que se tornou crossdresser desde 2009.

Interessante avisar que crossdressing não tem necessariamente a ver com homossexualidade, no caso do cartunista Laerte, ele continua hétero e, até, tem namorada. Embora afirme que “ser mulher é muito caro”, que suas despesas agora incluem manicure, depilação, lingeries e sapato.

Conforme relata a repórter que o entrevistou, Deborah Bresser, o cartunista Laerte que os recebeu à porta em nada lembra o cartunista Laerte. Mais parece uma senhora do interior. Cabelos grisalhos com franja, pouco abaixo das orelhas, de onde pendem brincos de brilho discreto, camisa com estampa indiana, unhas vermelhas, nas mãos e nos pés, que calçam um par de Havaianas brancas, e com uma ousada minissaia jeans para seus 60 anos de idade, a imagem revela uma fase peculiar na vida do artista.

“A coragem de Laerte de vir a público e dar entrevista sobre o assunto é admirável e libertadora. O cara não está nem aí, é dono do próprio nariz e faz o que quiser a esta altura da vida. Acho que só faria o mesmo se, ao me travestir, eu ficasse parecido com Catherine Deneuve”, comentou o blogueiro Tony Goes.

CROSSDRESSER X TRAVESTI

O Crossdresser é uma pessoa que vive uma dualidade de personalidade. Continua a gostar de ser homem, aliás tem orgulho e prazer em ser homem, embora, por vezes tenha necessidade imperiosa de se vestir de mulher, embora sem o desejar ser. Em alguns casos fantasia, frente ao espelho, estar a ser penetrado numa imaginária vagina. Geralmente é casado, tem filhos e adora fazer sexo com mulheres.

Quanto aos travestis, é diferente. Psicologicamente gostam de se sentir mulheres. Geralmente são homossexuais e procuram companheiros masculinos. Podem ser sexualmente ativos ou passivos. Alguns são bissexuais, mas a maioria tem como aspiração viver apenas como mulher, embora sem renegar o seu sexo. Outros tem a fantasia de viver com outro travesti e terem relações sexuais, ambos vestidos de mulher.

Veja a entrevista de Laerte, na íntegra, click AQUI .

3 comentários:

Kizzy Cristina disse...

Olá Helio, vi que você comentou sobre alguns filmes sobre o assunto, por favor, poderia me dizer quais? Sou estudante de jornalismo e o tema do meu TCC é o crossdresser, então todo material é bem vindo.
Obrigada e abraços

HÉLIO COSTA disse...

Kizzy no momento não lembro o nome de todos os filmes que assisti, a não ser esses, "Noite de Reis", "Priscila, a Rainha do Deserto", "Obrigada por tudo" e "Glen or Glenda". Leia o livro "The Male Crossdresser's Support Group (O Grupo de Suporte do Crossdresser Masculino)". Mais informações sobre o assunto vc pode encontrar nos links abaixo.

13 Mandamentos do Crossdresser– http://www.gata-andrews.net/treze_mandamentos.htm (no site de Paula Andrews)

BCC - Brazilian Crossdresser Club– http://www.bccclub.com.br

Betinha– A mais importante referência no movimento crossdressing brasileiro – http://www.betinha.com.br

Carta às Esposas dos Crossdressers(elaborada pela associação americana de S/Os):
http://www.geocities.com/carmem_m/relato-cd-02.html (no site de Carmen Maura)

Diana Leite– http://geocities.yahoo.com.br/dianaleite.rm/

Suzy Kelly– http://geocities.yahoo.com.br/crossdresserbr/

Yvonne’s Place for Crossdressers(site de um crossdresser americano que fez uma grande pesquisa sobre os hábitos dos CDs) – http://www.yvonnesplace.net/index2.html

Espero ter contribuído para sua pesquisa. Abraços

Anônimo disse...

Muito obrigada Helio. Foi de grande ajuda.

Forte abraço