sábado, 6 de novembro de 2010

Pesquisa busca medicamento
que evita contaminação pelo HIV



A ingestão diária de um medicamento contra AIDS pode evitar que uma pessoa com alto risco de se infectar seja contaminada pelo vírus? Responder a esta pergunta é um dos objetivos de uma pesquisa que está sendo realizada em 6 países, incluindo o Brasil. O resultado da primeira fase do trabalho, que no País acompanhou 350 homens que fazem sexo com outros homens (HSH) e têm histórico de exposição ao vírus HIV, deve ser concluído até o fim do ano.

Os voluntários brasileiros, todos saudáveis, foram divididos em dois grupos. Metade recebeu placebo (pílula sem efeito) e a outra, um comprimido de dois antirretrovirais combinados, o tenofovir e a entricitabina. A cada dois meses, os voluntários foram avaliados e submetidos ao teste de HIV. Agora, os resultados estão sendo tabulados para se verificar os índices de contágio.

O objetivo é verificar se o uso do medicamento consegue prevenir a aquisição do HIV mais do que somente o uso do preservativo”, explicou a pesquisadora Valdiléa Veloso, responsável pelo estudo.
  
26 pessoas estão condenadas à morte no Irã
por serem homossexuais


De acordo com a Comissão Internacional pelos Direitos Humanos, 26 pessoas do Irã, entre homens e mulheres, aguardam a morte por apedrejamento por conta de adultério e relações homossexuais.

Patty Debonitas, representante britânica da Comissão, revelou que tentar salvar as pessoas que estão no corredor da morte do Irã é uma "luta diária". Ela também disse que "o regime islâmico tem estas pessoas na mão. Por isso é preciso manter a pressão internacional para que sejam libertadas."

No Irã, o adultério e a homossexualidade são considerados crimes puníveis com a pena de morte por apedrejamento.




Nenhum comentário: