terça-feira, 2 de novembro de 2010

Palavras de Berlusconi sobre gay
geram críticas em toda a Itália

Primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi

O premier italiano, Silvio Berlusconi, afirmou nesta terça-feira (2/11) que é “melhor ser apaixonado por belas mulheres do que gay”. As palavras do premier repercutiram negativamente em toda a Itália, além de que geraram críticas entre entidades de defesa dos direitos dos homossexuais e a oposição ao governo.

Paolo Patané, titular da Associação Arcigay, declarou: “Esta frase é expressão de uma cultura machista, atrasada e ofensiva não só para as pessoas homossexuais, mas também para as mulheres”. “Uma frase que provém de uma atitude de desprezo à dignidade das pessoas e que confirma o clima constrangedor e grotesco no qual o presidente do Conselho (de Ministros) está precipitando o país”, completou.

Para o presidente da entidade Equality Italia e histórico defensor da comunidade gay, Aurelio Mancuso, a frase é "inqualificável" e fez com que o premier "superasse o limite", acusando-o de não ser "verdadeiramente digno de dirigir a Itália". "Que Berlusconi peça imediatamente desculpas aos milhões de cidadãos homossexuais italianos, de direita e de esquerda, e se envergonhe de uma homofobia que em qualquer outro país europeu seria imediatamente condenada por qualquer ator político democrático", disse.

O líder do Itália dos Valores (IDV) Antonio di Pietro foi ainda mais incisivo, ao dizer que o lugar de Berlusconi não é no palácio de governo, mas em uma "taverna na periferia", e que ele "vive na era das discriminações raciais, sexuais, étnicas e religiosas”.

Nenhum comentário: