quinta-feira, 15 de outubro de 2009

MINHA EMOÇÃO NA PARADA GAY




Emocionei-me ao olhar de cima do trio elétrico a multidão frenética e em algazarra que se comprimia na rua durante a sétima edição da Parada LGBT de Porto Velho. Era uma multidão incalculável. Héteros masculinos e femininos celebravam com a população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, algo que nem eles mesmo sabiam o que era. Mas, eu com o meu olhar humorado sabia perfeitamente. Eles inconscientemente celebravam a alegria. Alegria daquele momento onde não havia oprimido e nem opressor. Ali havia gente que ama gente. Todos comungavam de um momento especial de paz e aceitação em um território neutro. Esse sentimento de euforia e prazer flui de nós quando nos despimos de nossos preconceitos e nos igualamos ao todo.


Meu olhar percorreu a multidão e fitou uma travesti em particular, que trajava uma roupa modesta com um pequeno acessório com as cores do arco-íris. Tinha um trejeito feminino muito exagerado. Sua aparência sofrida dava para deduzir que se tratava de uma dessas travestis que faz ponto à noite e passa o dia dormindo em algum quartinho de "estância". Que tem como profissão de sobrevivência a prostituição. Mas, apesar de sua humildade e de ser uma das principais vítimas da discriminação e exclusão social, naquele momento o sofrimento era esquecido. Ela sorria e pousava com outros gays e travestis para os flashs dos paparazzos dos sites da internet. Andava de cabeça erguida entre a multidão sem nenhum receio ou medo. Aquele dia era dela. O espaço era seu. Observei sua satisfação de dançar ao som da música "I will survive", da Gloria Gaynor. Sua auto-estima estava elevada. Por alguns instantes fiquei a pensar como aquela criatura estava feliz e senti-me gratificado por todo o trabalho que me expus a fazer para a visibilidade de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais durante estes anos todos em que estive militando no movimento LGBT de Rondônia. Até esqueci que, apesar de estarmos na sétima edição da parada, nada mudou para o segmento LGBT em termos de políticas públicas na esfera estadual e municipal. Que continuamos a fazer à somatória dos assassinatos de dezenas de companheiros que a vida é ceifada de forma brutal e violenta simplesmente pelo fato de ser diferente, de ser homossexual ou travesti ou lésbica. Mas à luta continua...

8 comentários:

ricardho peres disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ricardho peres disse...

ricardo disse...

Estive presente em todas Paradas GLBT, mas senti que esta parecia bem diferente das outras, vi a participação de várias camadas de nossa cidade, bem como a enorme adesão por parte grupos heterosexuais, acho que deveria ter mais gays, lésbicas e travestis! O publico só ficou atrás da Banda do Vai Quem Quer, inclusive deveriam incluir a Parada no Calendário Turistico de nossa cidade, como já acontece em grandes cidades! Parabéns a organização pelo excelente trabalho, esta Parada transcorreu todo percurso sem nenhum incidente!

Márcia Andréa de Leão disse...

Hélio, adorei esta postagem,aqui em Brasília a Parada Gay tem sido a cada ano mais fortalecida,aqui deveria vir mais pessoas do Brasil inteiro,pois é na frente do Congresso e do Senado que devemos fazer mais forte os mnossos direitos,é aqui no centro do poder que precisamos mostrar a nossa força.É preciso divulgar mais as Paradas no Brasil,temos que nos fortalecer mais,na minha opinião não precisamos transformar em "shows",para mostrar o que é de interesse muitas veses político,mas sim como você colocou,com humildade e participação ativa de toda comunidade.Parabéns Hélio teu blog tá muito legal.

Gilmar Damasceno Sampaio disse...

Hélio,amei esta postagem, e fico muito feliz em saber q a cada dia q se passa,aumenta o número de pessoas q trabalham ou sejam incentivam e prestigiam de qualquer forma a parada gay.Assim,fica mais fácil conquistar os nossos direitos e deveres q temos e q muitas veses não somos reconhecidos. Fico feliz também em saber q vc é uma pessoa q luta e tenta a cada dia, quebrar essas barreiras q ainda existem. Com fé no pai todo poderoso, um dia seremos todos iguais, para todo o mundo.Parabéns!!! seu blog está d+++,o mundo pracisa de pessoas assim... como VOCÊ!!!

Gilmar Damasceno Sampaio disse...

Hélio,amei esta postagem, e fico muito feliz em saber q a cada dia q se passa,aumenta o número de pessoas q trabalham ou sejam incentivam e prestigiam de qualquer forma a parada gay.Assim,fica mais fácil conquistar os nossos direitos e deveres q temos e q muitas veses não somos reconhecidos. Fico feliz também em saber q vc é uma pessoa q luta e tenta a cada dia, quebrar essas barreiras q ainda existem. Com fé no pai todo poderoso, um dia seremos todos iguais, para todo o mundo.Parabéns!!! seu blog está d+++,o mundo pracisa de pessoas assim... como VOCÊ!!!

Elisângela Régia disse...

Infelizmente o preconceito contra negros, pobres, nordestinos, homossexuais é uma constante entre os brasileiros, mas fico contente de que haja corajosos que lutam contra esses preconceitos, afinal o que deve prevalecer é o sentimento de humanidade,pois antes de sermos "isto" ou "aquilo" somos seres humanos e como tal merecemos respeito. Parabéns amigo Hélio pelo seu trabalho! Abraços, da amiga Elisângela Régia - Brasileira - PI.

Pedro disse...

Parabéns pelo blog. Precisamos de veiculações desse tipo, isso é fortalecimento de ideais. Quanta à parada, estive lá, de novo, só não consegui ver aqueles que estavam dentro do armário, sufocados pelo medo e preconceito. Aliás, abaixo esses horrendos substantivos!

Miss Rondônia Gay (Oficial) disse...

Amigo Hélio,concerteza esse dia ficara marcado pra muitos,pois conseguimos mostrar a toda população de Porto Velho,que nos podemos realizar um eventto onde ñ tenha discriminação,nem de hetero para gay,e vice verça.nesse dia,da mais umilde a mais rica,estava presente no meio da multidão,pra juntos celebrarmos um dia de alegria,sem Homofobia,um dia em que "gregos e troianos" se unirão e percorreram as principais ruas da capital do estado de Rondônia,em busca de um direito de todos,Cidadania.so temos a agradecer a todos aqueles q sempre nos apoiam,pois eles veem q somos sim Cidadões e merecemos respeito.Parabens pelo Blog.....bjs