segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O PREÇO DA COLONIZAÇÃO




Meu olhar hoje é de revolta pela crueldade como foi praticada a colonização na região amazônica, em particular no estado de Rondônia, onde muitas tribos indígenas foram dizimadas nas décadas de 1970 e 1980, dentre elas os índios Akuntsus que sobreviveram somente cinco índios. A Funai confirmou recentemente que Ururu, a índia mais velha da tribo faleceu no final do mês de setembro, ela tinha aproximadamente 85 anos. Agora ficaram somente Konibu, irmão de Ururu, sua esposa e as duas filhas e o filho adotivo de Ururu. Os akuntsus vivem hoje em Rondônia na terra indígena Rio Omerê que é dividida com os Kanoé. Essa é mais uma nação indígena que chega a sua extinção vítima do genocídio da colonização sem planejamento na região amazônica.

3 comentários:

ricardho peres disse...

É muito triste em saber que várias tribos estão sendo dizimadas em nossa região, inclusive outro dia vi em uma reportagem da TV/RO, o retorno de um Cacique nas terras onde foram enterrados seus ancestrais, o Cacique chorava que nem criança, uma pena ver acontecer este Genocídio, sem que nossas autoridades se posicionem a respeito!Por isso que Almir Surui foi agraciado na Suiça, pela defesa de seu povo e valorização!!!!Parabéns Hélio pelo excelente texto!!!!

THONNY HAWANY disse...

Querido Hélio, passei por aqui para dar uma olhada no seu blog. Adorei o seu olhar humorado, diga-se de passagem, olhar bem humorado. Abraçuuuu. Seja sempre assim, crítico, polêmico, mas pés no chão. Adoro vc. Thonny Hawany

Unknown disse...

Caro amigo, fiquei vislumbrado com seu blog, adorei su artigo sobre o preço da colonização, sou fascinado pelos povos indígenas não só da Amazônia, mas de todo o planeta...somos uma população que descende da miscigenação de varios povos e, fico indignado quando vejo que nossos nativos que um foram donos da "Terra Papagalli", encontram-se em pequenas reservas sem dignidade ou respeito algum por parte de nós mesmos e de nossos governantes,continue assim, sempre na militancia dos direitos humanos.