quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Brasileiro Gay Ganha Asilo nos USA


Homofobia brasileira fora a causa que levou o mineiro Augusto Pereira de Souza, 28 anos, a solicitar asilo nos Estados Unidos. Souza relatou a Folha de S. Paulo sobre os ataques que fora vítima, sendo uma repreensão verbal feita pela polícia no Lago do Arouche, enquanto esperava o início de uma aula de seu curso de hotelaria. O outro foi uma perseguição no Parque Trianon, por um grupo de skinheads que estavam armados com tacos de beisebol que tinham pregos e cacos de vidro na ponta, o que lhe causou ferimentos nos pés.
Morador de Newark, Souza alegou que se sente temeroso em voltar ao Brasil e ser agredido por ser gay. "No Brasil, eu vivia com medo constante por minha vida. Tentava esconder que sou gay, mas ainda assim enfrentava ataques e ameaças a minha vida. Já fui atacado por skinheads e brutalmente agredido por policiais. Depois que a polícia ataca você e ameaça sua vida porque você é gay, você aprende rapidamente que ninguém vai te proteger. Para mim, vir para os EUA foi uma decisão de vida ou morte", afirmou em nota.
A defesa do pedido de asilo foi feita pela professora Suzanne Goldberg e um grupo de alunos da Clínica de Direito para Sexualidade e Gênero da Universidade Columbia. Amigos de Souza ajudaram no processo com relatos.
Com a obtenção do asilo, o mineiro poderá trabalhar no país e dispor de um cartão de seguridade social. E futuramente poderá também dar início no processo para obter o green card, visto permanente de imigração.

Nenhum comentário: