quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

TRANSEXUAIS DO EQUADOR SE MOBILIZAM CONTRA A VIOLÊNCIA

As transexuais equatorianas protestaram contra os crimes de ódio cometidos contra a comunidade e iniciaram uma campanha, denominada "tacones blancos", na cidade de Quito, destinada a tornar visível a realidade que enfrentam, notadamente a violência de que são vítimas.
Coincidindo com o primeiro aniversário do assassinato da ativista transexual Maylin, de Chone (Equador), a 22 de janeiro, o Proyecto Transgénero Cuerpos Distintos Derechos Iguales impulsionou a iniciativa, que visa denunciar a impunidade que beneficiam os crimes cometidos contra as transexuais, específicamente contra as trans profissionais do sexo. A violência a que são submetidas e mesmo os casos mais graves que acabam em mortes, ficam muitas vezes impunes e sem denúncia, mesmo pelos próprios familiares.
Com tinta spray vermelha sobre uma forma de coração a partir de um molde de jornal, colocado na calçada, seguido de um desenho de saltos com spray branco foi a maneira que estas ativistas transexuais encontraram para dar a visibilidade.
A idéia surgiu a partir do Proyecto Transgénero Cuerpos distintos, derechos iguales. Este grupo também formou a Confederación Ecuatoriana de Comunidades Trans e Intersex em 2009, que conta com cerca de 300 participantes.

Nenhum comentário: