sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Divulgado o tema da 
16ª Parada do Orgulho LGBT 
de São Paulo


Homofobia tem cura: educação e criminalização!Preconceito e exclusão, fora de cogitação! é o tema da 16ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, que ocorre em junho de 2012. A frase faz referência ao problema da discriminação como uma doença social que afeta a cidadania coletiva e reivindica a aprovação do projeto didático Escola Sem Homofobia e do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 122/2006 como as principais ferramentas para combater esse vício. O tema foi o mais votado pelo público em uma enquete realizada no site da organização. Assim como as outras opções, a frase escolhida é resultado de um concurso cultural promovido nas redes sociais.


Todas as formas de preconceito afetam não apenas o grupo que é vitimado, mas a sociedade como um todo. Recentemente, acompanhamos notícias de heterossexuais que foram violentamente espancados em ataques homofóbicos, por terem sido confundidos com gays, incluindo um pai que abraçava seu filho numa festa. O Brasil precisa entender que educar para o fim da homofobia e condenar os homofóbicos não é uma medida que privilegia os LGBT, mas garante a igualdade e liberdade de todos os cidadãos”, afirma o presidente da Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (APOGLBT), Fernando Quaresma.
 

A autoria do tema é de Anita da Costa Prado e Luis Guilherme, que participaram do concurso #temadapadara, promovido pela Associação durante o último mês de novembro. Entre cerca de 250 sugestões recebidas por e-mail, Facebook e Twitter, as frases de Anita e Luis foram selecionadas pela diretoria e coordenadores da entidade com outras quatro, que formaram mais duas opções de tema. Em votação realizada no site da APOGLBT, o tema composto pela dupla foi o escolhido pelo público. Confira os resultados:
 

Homofobia tem cura: educação e criminalização! - Preconceito e exclusão, fora de cogitação! (de Anita Costa Prado e Luis Guilherme)
164 votos (41%)
 

Onde tem amor, tem família! - Casamento e adoção, nós também queremos! (de Maju Doria e Carol Martins)
148 votos (37%)
 

Manifeste sua identidade! Celebre a diversidade! - Somos o que somos e lutamos pelo que queremos!(de Gabriel Ribeiro e Paulo Cesar Gonçalves)
85 votos (21%)
 

Os seis participantes ganharam como prêmio simbólico o acesso ao trio elétrico oficial da APOGLBT, responsável pela abertura da manifestação. Cada um terá ainda o direito de levar um acompanhante.


Nenhum comentário: