quarta-feira, 25 de abril de 2012


Celas para travestis em presídio


O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), inaugurou nesta última segunda-feira, 23 de abril um conjunto de celas, no Presídio Central de Porto Alegre, para receber lésbicas, gays, bissexuais e travestis e transsexuais (LGBT). A iniciativa tem o apoio das Secretarias da Saúde, da Justiça e dos Direitos Humanos e da ONG Igualdade RS.
 
Há cinco meses em funcionamento, o projeto das alas separadas foi criado em 2011 com a intenção de retirar os travestis em situação de risco e violência, além de tentar coibir a violação dos direitos humanos. A população LGBT estava dispersa em galerias destinadas aos presos com processo por crimes sexuais. Após estudo técnico e da segurança prisional, a população LGBT foi transferida para uma galeria exclusiva.

A Susepe informa que vem implementando uma política de tratamento penal que contempla as necessidades dos diferentes grupos da população privada de liberdade, respeitando as Diretrizes Nacionais e Internacionais de Direitos Humanos.

Nenhum comentário: