quarta-feira, 27 de julho de 2011

Saúde

Glândulas de Tyson


Glândulas de Tyson

As Glândulas de Tyson (pápulas penianas peroláceas) são estruturas que secretam substâncias que protegem o pênis, podendo facilitar a penetração e estão presentes em todos os homens (não é doença). Aparecem como uma fileira de glândulas, ao redor da cabeça do pênis, como que formando uma coroa. Em muitos homens elas não são facilmente visíveis e em outros podem estar mais evidentes, com o característico aspecto de bolinhas brancas ao redor da glande (cabeça do pênis). A ocorrência das glândulas em maior tamanho é completamente natural (não sendo prejudiciais para a saúde do homem) e não está associada a qualquer doença sexualmente transmissível (portanto, não é transmissível).

Glândulas de Tyson

Ficam maiores na época do calor, mas retornam ao tamanho original, não coçam, não irritam, mas podem despertar no jovem angustia por não saberem ao certo do que se trata.
Se a glândula estiver grande, do ponto de vista funcional, não há por que mexer. Do estético, a preocupação do visual do membro é o que mais leva os jovens a quererem a retirada destas glândulas.
Algumas vezes incomodados pelo aspecto de coroa de espinhos, jovens procuram os urologistas para a retirada destas glândulas, através de eletrofulguração sob anestesia local.
Inicialmente não é recomendado este procedimento. É importante frisar que esta região pode, após a eletrofulguração, ficar ressecada e sofrer rachaduras e fissuras. A aplicação de ácidos locais e abrasivos também deve ser evitada pelos mesmos efeitos posteriores acima descritos.
Importante ressaltar que a consulta com urologista é importante, pois devemos diferenciar estas glândulas com lesões verrugosas provocadas pelo vírus do HPV – uma DST cada vez mais freqüente em nosso meio, pela prática sexual desprotegida.


Lendas e mitos


Coisas que você jamais tente fazer, porque ao invés de te ajudar, pode te causar lesões e ainda não ter resultado nenhum. O único resultado é que as glândulas vão se desenvolver mais ainda.
1° Colocar papel higiênico na glande antes de dormir
2° Colocar creme dental "colgate" nas glândulas.
3° Usar os anti-verrugas naturais (os que prometem milagres pra retirar verrugas).
4° Usar pomadas contra acnes.
5° Passar álcool.


A única solução pra retirá-las é o método cirúrgico, e o mais aconselhável é com certeza, a cauterização térmica. Procure um urologista cirurgião, um dermatologista ou até mesmo um esteticista que faça micros cirurgia. 


Lembre-se

As Glândulas de Tyson só aparecem na glande. São glândulas sebáceas que produzem o esmegma.
Outras  glândulas que aparecem ao longo do pênis, também são glândulas sebáceas, mas são diferenciadas, são glândulas sebácea iguais as da pele, são chamados de nódulos ou manchas de Fordyce. São grãos diminutos, indoloros e em relevo de cor branco, amarelo ou creme, de tamanhos de 1 a 3 mm de diametro , que podem aparecer no tronco do penis, no escroto, na vulva, lábios faciais, dentro da boca ou na crista coronal do pênis.  
São comuns em homens e mulheres de todas as idades.

Nódulos ou manchas de Fordyce

Veja o vídeo abaixo.

2 comentários:

Unknown disse...

Muito obrigado

Unknown disse...

Eu tenho isso e mim preocupada muito