terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Ex-BBB Angélica Morango 
será atração da 5ª Pirigay

Ex-BBB Angélica Morango

Piripiri, município do Piauí, distante 164 km da capital Teresina, destaca-se pelos eventos de grande porte, consta do portifólio cultural de Piripiri a maior micareta do interior piauiense, a Pirifolia, além das festas folclóricas e religiosas, como é o caso dos festejos em homenagem a padroeira do município, Nossa Senhora dos Remédios. E, recentemente, mais um evento ilustrou o calendário cultural da cidade, o 1º Festival de Humor e Arte de Piripiri, que foi um absoluto sucesso, principalmente de atrações e público.

A cidade destaca-se culturalmente por ser um celeiro de artistas, quer seja na área literária, jornalística, artes plásticas, artesanato, humor, música, etc. Essa coerência cultural humanizou a cidade, o que a fez ser uma cidade hospitaleira e que aprendeu a conviver respeitosamente com as diferenças. O que se comprova com a Pirigay, evento direcionado às pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, que nesse próximo ano completa sua 5ª edição.

Essa convivência harmoniosa de respeito com as diferenças levou o vereador Murieel Queiroz a apresentar o Projeto de Lei 017/2011, que institui o dia 2 de julho como o Dia da Diversidade Sexual e que também defende direitos individuais e coletivos dos cidadãos piripirienses, além de que pune atos homofóbicos que ocorra na jurisdição do município.  

Piripiri é assim e muito mais. E para credibilizar e atingir o seu ápice de sucesso, a 5ª Pirigay, que acontecerá em julho de 2012, terá como atração a ex-bbb Angélica Morango, jornalista que se destacou na 10ª edição do Big Brother Brasil pela sua beleza, sensualidade e por assumir publicamente que era lésbica.

Angélica Morango tem aproveitado a sua fama de celebridade para participar de eventos e campanhas que promova o combate a homofobia, como foi o caso da campanha #EuSouGay contra a violência, o ódio e o preconceito.

Angélica posa para campanha #EuSouGay de combate a violência

Acho importante usar a visibilidade que tenho para causas importantes como essa contra o ódio, o preconceito e a homofobia. Os dados do Censo divulgados de que existem apenas 60 mil brasileiros vivendo uma união gay, não representam a realidade em que vivemos e precisamos de políticas públicas a favor da igualdade. Temos que ser reconhecidos como o que somos, e se para chamar a atenção para isto eu preciso tirar a roupa, ok”, afirma Morango.

Angélica também tem se destacado como modelo e DJ, sendo atrações de casas noturnas pelo país inteiro.

A Pirigay não é mais um evento de minorias, mas um evento da diversidade sexual de Piripiri e o poder público precisa encarar esse acontecimento com mais responsabilidade e conceder o apoio necessário, visto tratar-se de uma mobilização de inclusão social, que visibiliza uma parcela da população que não pode e não deve ser menosprezada. E, ainda, que leva divisas comerciais e turísticas para o município.

Espera-se, nesse contexto de humanização da cidade, igualdade e respeito irrestrito para todos os segmentos sociais. E vamos nos despir dos preconceitos e agendar-se para mais um evento de muitas cores, de irreverência e muita alegria.

Nenhum comentário: