quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Vacina nasal será 
testada contra o HIV


Uma nova vacina ministrada pelo nariz pode ajudar no tratamento de pacientes soropositivos. A Vacc-4x começará a ser testada na Noruega e, caso se mostre eficaz, poderá ter um impacto mundial no tratamento. Isso porque o procedimento é simples e tem baixo custo - fatores relevantes para a administração em larga escala e em países pobres com sistemas de saúde subdesenvolvidos. As informações são do site Veja.com.

Criada pela empresa de biotecnologia Bionor Pharma, a vacina foi desenvolvida para ser ministrada por uma injeção na pele. Agora, uma versão modificada e injetada por gotas pelo nariz é uma das promessas da empresa para a substituição das drogas orais, o que aumentaria a adesão dos pacientes ao tratamento.
 
A pesquisa será conduzida no Hospital Universitário de Oslo em 24 voluntários: 18 irão receber a vacina em várias doses e seis receberão apenas o adjuvante (agente imunológico adicionado às vacinas para estimular o sistema imunológico a desencadear uma leve reação inflamatória). O primeiro objetivo é descobrir se quando administrada nasalmente a vacina tem algum efeito no sistema imunológico, e caso sim, qual a melhor dosagem.
 
Já o objetivo global da pesquisa é desenvolver uma vacina que fortaleça a resposta imunológica do corpo ao vírus do HIV, reduzindo a carga viral (quantidade vírus ativo no sangue de uma pessoa). "Se esses estudos obtiverem sucesso, esperamos que a vacina esteja disponível em poucos anos", diz Birger Sørensen, um dos responsáveis pelo projeto.

Nenhum comentário: