sábado, 19 de fevereiro de 2011

A legendária e fascinante
Madame Satã

Madame Satã, veterano homossexual,
famoso pela valentia nas brigas físicas, herói da Lapa.

João Francisco dos Santos nasceu em 25 de fevereiro de 1900 na cidade de Glória de Goitá em Pernambuco e faleceu no Rio de Janeiro, em 11 de abril de 1976.

Foi dado por sua mãe a um senhor ainda menino, mas há notícias de que foi trocado por uma égua, e pouco depois fugiu com uma mulher que lhe ofereceu um emprego no Rio de Janeiro. Passou a maior parte de sua vida nas ruas boêmias da Lapa.
Madame Satã foi assíduo frequentador do bairro da Lapa,
(reduto carioca da malandragem e boemia na década de 1930)

Negro elegante, pobre limpo, célebre marginal, valentão, artista, homossexual com orgulho, analfabeto inteligente, capoeirista e carnavalesco.

João ficou conhecido como Madame Satã porque ganhou um concurso de fantasias em 1938 fantasiado de morcego com muitas lantejoulas que lembrava uma personagem do filme Madame Satã (filme exibido na época).

Foi preso várias vezes, chegando a ficar confinado no antigo presídio da Ilha Grande. Freqüentemente, Madame Satã enfrentava a polícia, sendo detido por desacato à autoridade. Exímio capoeirista, lutou por diversas vezes contra mais de um policial, geralmente em resposta a insultos que tivessem como alvo mendigos, prostitutas, travestis e negros.
Satã faleceu logo após a sua última saída
da prisão de ilha grande, em 11 de abril de 1976

Nos anos 40 saía de Madame Satã no carnaval e por diversos vezes foi Rainha do Carnaval carioca.

No ano de 2002, foi rodado no Brasil um filme sobre sua vida, que leva também o nome de Madame Satã, que recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais. Nesse filme, João Francisco dos Santos foi interpretado pelo ator Lázaro Ramos.

Veja abaixo o trailler do filme.

Um comentário:

Fladpsyko disse...

Hélio, parabéns! Blog realmente válido, digno! Obrigado.