sábado, 16 de junho de 2012

Secretário de Defesa dos Estados Unidos agradeceu a gays e lésbicas 
por seu serviço 
no Exército americano


Leon Panetta, Secretário de Defesa dos Estados Unidos

O Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Leon Panetta, agradeceu aos gays e lésbicas do Exército americano por seu serviço, em uma mensagem de vídeo. A iniciativa faz parte do plano do Pentágono de celebrar o mês do orgulho gay, comemorado em junho, uma homenagem inédita.

Em uma mudança histórica na postura militar, Panetta disse que com o fim da chamada política “Don’t ask, don’t tell” (não pergunte, não conte), que proibia os homossexuais de assumirem sua orientação sexual no ambiente do Exército, gays e lésbicas agora podem ter orgulho de vestir suas fardas. — Agora vocês podem ter orgulho de servir o seu país e ter orgulho de quem vocês são — afirmou Panetta, que também se disse comprometido em derrubar o máximo de barreiras possível para tornar o Exército um modelo de oportunidades iguais.

O vídeo de Panetta vem nove meses após os soldados gays adquirirem o direito de expressar sua sexualidade. Sob a “Don’t ask, don’t tell”, desde de 1993, mais de 13.500 pessoas foram expulsas das Forças Armadas por serem gays. Assim como os subalternos não podiam se revelar, os comandantes também não podiam questionar sua orientação sexual.

Com a saudação aos gays este mês, o Pentágono segue a tradição de reconhecer a diversidade presente nas Forças Armadas americanas. Já foram celebrados, por exemplo, o mês da história negra e o mês da herança ásia-pacífico americana. 


 Fonte: O Globo

Nenhum comentário: