segunda-feira, 28 de janeiro de 2013


Cartão SUS terá nome social 
de travestis e transexuais

Fernanda Bevenutty e Dirceu Greco
Nesta terça-feira, 29, em que se comemora o Dia Nacional da Visibilidade Trans, as travestis e transexuais poderão comemorar mais uma vitória, o uso do nome social no cartão SUS.

A conquista das trans foi anunciada pelo secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Luiz Odorico, em reunião com lideranças transgêneros no Ministério da Saúde, na segunda-feira, 28.

Estavam presente ao encontro o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa e a deputada federal Erika Kokay (PT-DF), dentre outros.


Para Fernanda Bevenutty, primeira travesti Conselheira Nacional de Saúde, o nome social no SUS não é porque as travestis e transexuais querem usar um nome feminino, mas uma questão de saúde pública. “É esse nome que irá permitir que nós possamos ir aos postos de saúde sem vergonha de sermos bem atendidas.”

Dirceu Greco, diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, ressaltou a importância dessa conquista e afirmou que ela “contribui para a redução do estigma, preconceito, violência e discriminação que sofrem travestis e transexuais em nosso país, além de promover o acesso à saúde de acordo com os preceitos de humanização do SUS”.

Nenhum comentário: