quarta-feira, 23 de janeiro de 2013


Curitiba sedia encontro
nacional da ABGLT,
a maior associação
LGBT do Brasil


De 25 a 27 de janeiro de 2013, a ABGLT - Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - estará realizando em Curitiba uma assembleia com suas organizações afiliadas, a qual reunirá delegados(as) da maioria dos estados brasileiros.

Durante o evento será realizada a assembleia de eleição da nova diretoria, cuja posse deverá ocorrer às 21 horas, no sábado, 26 de janeiro de 2013, no Hotel Dan Inn, Rua Amintas de Barros, 71, Centro, Curitiba-PR. A afiliação de novas organizações também deverá ser aprovada pela assembleia.

Os(as) participantes da assembleia farão uma avaliação da 1ª e 2ª Conferências Nacionais LGBT e a implementação de políticas públicas afirmativas para a população LGBT, além de avaliar o avanço do fundamentalismo religioso. A assembleia também deverá estabelecer estratégias para a criminalização da homofobia e para o enfrentamento da epidemia da aids entre a população LGBT. O posicionamento da ABGLT sobre estas e outros temas de relevância para a comunidade LGBT será documentado na “Carta de Curitiba”. 

O evento tem uma grande importância para os militantes LGBT do país, principalmente diante do quadro de constante violência homofóbica. Segundo o “Relatório sobre Violência Homofóbica no Brasil: o ano de 2011”, publicado em 2012 pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), apenas naquele ano o módulo LGBT do Disque Denúncia Nacional (Disque 100) recebeu 6.809 denúncias, sendo 18.6 violações por dia em média contra pessoas LGBT. As violações mais denunciadas foram: violência psicológica (42.5%); discriminação (22.3%); e violência física (15.9%). Ainda, Grupo Gay da Bahia monitora os meios de comunicação desde 1980 para registrar a ocorrência de assassinatos de pessoas LGBT no Brasil, na ausência da coleta de dados oficiais a este respeito durante a maior parte desse período. Entre 1980 e 2012 registrou 4.055 assassinatos, com tendência crescente nos últimos anos, chegando a 338 em 2012.

Às 11 horas no domingo, dia 27 de janeiro, os(as) participantes farão uma manifestação pública em frente ao Museu do Holocausto de Curitiba (Rua Coronel Agostinho de Macedo, 248, Bom Retiro) para lembrar o aniversário Dia da Libertação de Auschwitz (Polônia) em 27 de janeiro de 1945, o maior e mais terrível campo de extermínio dos nazistas, e também para protestar sobre o avanço e os perigos do fundamentalismo religioso e pedir a aprovação de leis no Congresso Nacional que promovam a proteção das pessoas LGBT. Durante o Holocausto estima-se que mais de 200 mil pessoas LGBT foram mortas nos campos de concentração nazistas. 

O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto foi criado pela Assembleia-Geral das Nações Unidas, através da resolução 60/7 de 1º de novembro de 2005.

Para Toni Reis, atual presidente da ABGLT, “é fundamental traçarmos estratégias concretas para o enfrentamento do fundamentalismo religioso, para a aprovação de leis que garantam nossos direitos, e principalmente revindicar políticas públicas para a mitigação da discriminação e a violência contra as pessoas LGBT no Brasil”.

A realização do evento conta com o apoio da Secretaria da Saúde do Estado do Paraná, o Instituto Municipal de Turismo de Curitiba e o Ministério da Saúde, através do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais e do Departamento de Apoio à Gestão Participativa.

HISTÓRICO

A ABGLT é uma entidade nacional, fundada em Curitiba em 31 de janeiro de 1995 por 31 grupos LGBT. Atualmente congrega 256 organizações LGBT de todo o Brasil, tendo como objetivo promover e defender os direitos humanos destes segmentos da sociedade. A ABGLT também é atuante internacionalmente e desde 2009 tem status consultivo junto ao Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas, sendo a primeira ONG LGBT de um país em desenvolvimento do hemisfério sul a receber este status.

PROGRAMAÇÃO

25 de janeiro de 2013, a partir das 14 horas, e 26 de janeiro, das 9 às 18 horas: Assembleia
26 de janeiro, a partir das 21 horas: Posse da nova diretoria e comemoração dos 18 anos da ABGLT
Local do encontro: Hotel Dan Inn, Rua Amintas de Barros, 71, Centro, Curitiba-PR
26 de janeiro, às 14 horas: Foto oficial na escadaria do prédio histórico da UFPR, Praça Santos Andrade
27 de janeiro, às 11 horas: manifestação em homenagem ao Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto e contra o fundamentalismo religioso. Local: Museu do Holocausto, Rua Coronel Agostinho de Macedo, 248, Bom Retiro.

Informações adicionais:

Toni Reis, presidente da ABGLT: 41 9602 8906
Carlos Magno, secretário de comunicação da ABGLT: 31 8817 1170 / 9285 7161

Nenhum comentário: