domingo, 24 de novembro de 2013

Movimento LGBT do Piauí protesta contra proibição de doação de sangue por gays

Grupo LGBT Matizes protesta contra proibição de gays doarem sangue
A 2ª Caminhada em Homenagem ao Dia do Doador de Sangue (25) promovida pelo Hemopi, neste domingo (24), que aconteceu na Avenida Raul Lopes, em Teresina/Piauí, teve a presença do Grupo LGBT Matizes, que conforme Carmen Ribeiro, Coordenadora do Grupo, a presença do Matizes é prestar homenagem ao doador, como também difundir a campanha “Nosso Sangue pela Igualdade”, que luta para derrubar a Portaria nº 1363 do Ministério da Saúde, que proíbe homens gays e bissexuais de doarem sangue.

Para os integrantes do Matizes a portaria é discriminatória. “Estamos protestando contra essa portaria porque entendemos isso como um absurdo”, afirma Benerval Rocha, membro do grupo. “Nada impede um homem gay ou bissexual de doar sangue desde que esse tenha o exame de AIDS atestando que não possui a doença”, argumenta.

A campanha “Nosso sangue pela igualdade” contra a portaria teve início em 2006, quando o Grupo Matizes protocolou junto ao Ministério Público Federal pedido para anular a portaria. Em 2007, o Juiz da 2ª Vara Federal proferiu decisão liminar, deferindo o pedido do Ministério Público. Porém, o pedido foi cassado. Atualmente, o processo encontra-se na segunda instância da justiça federal aguardando julgamento. 

A campanha é apoiada pelo Ministro da Saúde Alexandre Padilha e pelo Conselho Federal de Serviço Social – CFESS. 

Nenhum comentário: