sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Vaticano faz pesquisa 
no clero sobre casamento gay


O Vaticano está pedindo que bispos e párocos do mundo todo expressem as opiniões locais sobre casamento homossexual, divórcio e controle da natalidade, numa pesquisa preparatória para um sínodo em 2014 que discutirá a reação entre os ensinamentos católicos e a família.

O questionário foi enviado aos bispos em 18 de outubro, acompanhado de uma carta do arcebispo Lorenzo Baldisseri, secretário-geral do sínodo. A carta e o questionário foram divulgados na quinta-feira no site da publicação National Catholic Reporter, e tiveram seu teor confirmado na sexta-feira pela Santa Sé.

A pesquisa não necessariamente prenuncia uma mudança na doutrina da Igreja Católica a respeito do casamento homossexual ou do controle da natalidade, mas ela é mais um sinal de que o papa Francisco quer se aproximar dos católicos comuns em questões relacionadas à família contemporânea.

A pesquisa pergunta qual "atenção pastoral" se deve dar aos que optam por viver em uniões homossexuais, e, no caso desses casais que adotam filhos, "o que pode ser feito pastoralmente à luz da transmissão da fé".

Em entrevista publicada em setembro, o pontífice disse que a Igreja deveria deixar de lado sua obsessão contra o aborto, a contracepção e a homossexualidade, para se tornar mais misericordiosa, sob risco de ver desabar todo o seu edifício moral, "como um castelo de cartas".

Nenhum comentário: