sexta-feira, 22 de novembro de 2013



Ministério da Saúde 
amplia cirurgia para 
mudança de sexo




 Nova portaria do Ministério da Saúde amplia atendimento às pessoas com transtorno de identidade de gênero e a realização de cirurgia de mudança de sexo na rede pública.  Com essa nova portaria os transexuais masculinos foram contemplados.  A retirada de mamas, útero, ovários e tratamento hormonal passam a ser pagas pelo SUS.

Conforme a portaria do ministério o SUS pagará pela redução do pomo de adão, cirurgia de retirada da vagina e construção de um pênis com implante de próteses peniana e testiculares e alongamento do clitóris.

Esses procedimentos, porém, continuarão a ser feitos em caráter experimental, seguindo uma resolução do conselho de medicina. Antes, as cirurgias eram pagas por verbas de pesquisa.

A ampliação segue decisão judicial de 2009, que o governo vinha descumprindo desde então. Em setembro, a Justiça Federal no Rio Grande do Sul deu 30 dias para que os procedimentos passassem a ser ofertados, sob pena de multa de R$ 100 mil diários.

"A nova portaria é melhor do que nada, mas não vejo grandes avanços. O passo que podia ter sido dado, que era antecipar o tratamento, ficou de fora", afirma o psiquiatra Alexandre Saadeh, coordenador do Ambulatório de Transtorno de Identidade de Gênero e Orientação Sexual do HC da USP.

Nenhum comentário: