sábado, 12 de março de 2011

Estamos de LUTO,
morre Eduardo Valverde

Ex-deputado federal Eduardo Valverde

O movimento LGBT de Rondônia perdeu na tarde desta sexta-feira, (11), um dos seus principais aliados, o ex-deputado federal Eduardo Valverde. Seu apoio às ações do movimento LGBT no combate a discriminação e a homofobia eram, além de financeira, presencial. Eduardo tinha como marca está presente nos eventos, foi assim que participou das últimas sétimas edições da Parada do Orgulho LGBT de Porto Velho, só não marcou presença na 8ª edição, realizada em 2010, porque se encontrava com compromissos inadiáveis no interior do estado, mas, mesmo assim, mandou sua esposa para representá-lo, a senhora Mara Valverde. Mas, sua presença não se restringia somente as paradas, mas a todos os eventos realizados pelo movimento LGBT de Rondônia.

Eduardo, Eu e Mara Valverde

Eduardo Valverde era um político respeitoso, humano, participativo e amigo características que o transformaram em um dos políticos mais carismáticos de Rondônia, principalmente pela população de baixa renda e pelos oprimidos vítimas da discriminação. Sua morte súbita e violenta deixa nossos corações sofridos, chorando de saudades.

Eduardo discursando para mídia na apresentação da 7ª Parada LGBT

Frases do Deputado Federal Eduardo Valverde:

“Lugar de mulher é na política, no Palácio do Planalto, no governo, na Assembléia Legislativa, no Congresso Nacional, nas universidades, e em todas as atividades econômicas”, reafirma Valverde.

“Precisamos, primeiro, valorizar os trabalhadores em educação. Não admitimos que uma categoria tão importante para o Estado seja tratada debaixo de cassetete e à base de gás de pimenta”, disse Valverde.

A vulnerabilidade dos eleitores, os deixa suscetíveis à ação de políticos sem ética, sem escrúpulos. “Com o advento da lei da Ficha Limpa esses políticos não terão espaço”, Eduardo Valverde.

“Nosso objetivo é o de melhorar a qualidade de vida do homem do campo, viabilizando às famílias de pequenos produtores sua permanência no setor rural, como forma de combater o êxodo rural, prevenindo também a superlotação das cidades, que por sua vez agrava a violência e prejudica a vida de crianças, jovens e adultos”, comentou o deputado Eduardo Valverde.

Eduardo Valverde, Tatá e Eu...

“A importância de haver mais tolerância, mais consciência. As pessoas não são feitas em linhas de produção. São diferentes e devem ser respeitadas”, disse Valverde durante a 7ª a Parada Gay de Porto Velho.

Eu também elogiei o programa, mas ressaltei a necessidade de parcerias com estados e municípios. Cobrei das organizações não-governamentais que lutam pelos direitos da população GLBT uma presença mais efetiva no Congresso. Não apenas para pedir verbas, mas também como forma de ajudar a combater o preconceito velado que ainda está na cabeça de muitos congressistas", falou Deputado Federal Eduardo Valverde durante o lançamento do Programa Brasil Sem Homofobia da Secretaria Especial dos Direitos Humanos.

4 comentários:

Raphael Martins disse...

Parabens pelo blog. Gostei mto e to seguindo!!

Fladpsyko disse...

Conheci pessoalmente o saudoso deputado Eduardo Valverde quando abordei o mesmo, vendendo rifas, em uma situação um tanto engraçada... Grande homem! Saudades.

pamella spencer disse...

infelizmente não só o movimento perdeu como todo o estado de rondonia. um grande homem e político que como poucos na nossa história não teve vergonha de lutar pelos direitos da comunidade lgbt. que seu exemplo seja seguido.

HÉLIO COSTA disse...

Obrigado, Rafael, seja bem-vindo sempre. Abraços