domingo, 20 de março de 2011

Oscar Gay 2011

_______________________________
O Oscar Gay se divide em dois tipos de troféus:
o Triângulo Rosa, para os amigos e o
Pau de Sebo, para os inimigos
dos homossexuais e lésbicas.___________________________

Todos os anos, o Grupo Gay da Bahia concede o Oscar Gay, dando o Troféu Triângulo Rosa aos simpatizantes e o Troféu Pau de Sebo aos inimigos dos homossexuais. Neste ano receberam o Triângulo Rosa, entre outros, os Governadores da Bahia, Piauí, Goiás, São Paulo, Pernambuco e Paraíba pela institucionalização da Coordenadoria/Comitê LGBT, do Dia Estadual de Combate a Homofobia, Oficialização do uso do Nome social para travestis, Ambulatório de saúde para transexuais e Delegacia para crimes homofóbicos, e, ainda o IBGE, a Igreja Episcopal Anglicana de Goiânia, a Cantora Adriana Calcanhotto, Cláudia Raia, Faustão Silva (Globo), etc.

Para os inimigos da comunidade LGBT, foi concedido o Troféu Pau de Sebo, sendo agraciado o Deputado Federal Jair Bolsonaro, a Câmara Municipal de Salvador, o apresentador Datena, a Justiça Militar do Exército, o Presídio Aníbal Bruno de Recife, a Torcida organizada do São Paulo Futebol Clube, Doceria Ofner (SP), Alexandre e Gloria Perez.
O objetivo do Oscar Gay, em sua 21ª edição, é estimular as autoridades e vips a defenderem com coragem a cidadania plena dos homossexuais e inibir a intolerância homofóbica.

O Troféu Triângulo Rosa relembra o distintivo utilizado pelos nazistas nos campos de concentração para identificar os prisioneiros homossexuais: mais de 300 mil gays foram presos por Hitler. Hoje o Triângulo Rosa tornou-se o símbolo internacional do orgulho gay.

Quanto ao Troféu Pau de Sebo, explica Luiz Mott, fundador do Grupo Gay da Bahia: "Aproveitamos uma tradição irreverente do folclore brasileiro para mostrar o ridículo dos inimigos dos gays e lésbicas: por mais que queiram destruir o movimento de libertação homossexual, nunca chegam a seu objetivo, caindo e se lambuzando no pau de sebo da intolerância. Mesmo que esperneiem, aumenta a cada ano o número de gays assumidos e o apoio dos simpatizantes, além das garantias legais a favor de nossa cidadania."

Segundo o Presidente do GGB, Marcelo Cerqueira, “neste ano, como foram tantas as conquistas do movimento LGBT, tivemos de reunir os premiados por categorias, agrupando todos os juízes e defensores públicos que reconheceram a união estável dos gays e lésbicas, os diversos órgãos governamentais que aprovaram leis em favor da cidadania gay. Felizmente o número de apoiadores é dez vezes maior que nossos inimigos.” Dos três poderes, a Justiça lidera como a instância do poder público mais simpatizante à cidadania homossexual.

Veja a lista completa dos agraciados, click AQUI

Nenhum comentário: