domingo, 6 de março de 2011

Médico pioneiro em cirurgias
de troca de sexo será investigado

O primeiro urologista a realizar cirurgias de mudança de sexo desde que o procedimento foi autorizado no Brasil, em 1998, Dr. Carlos Adib Cury está sendo investigado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo.

Ele é acusado de não cumprir a legislação que regulamenta este tipo de cirurgia. O Conselho anunciou que abriu uma sindicância para investigar as cirurgias realizadas pelo médico no Hospital de Base de São José do Rio Preto, interior de São Paulo.

"Segundo as denúncias, ele não estaria cumprindo resolução do Conselho Federal de Medicina que obriga o paciente a passar pelo acompanhamento de uma comissão multidisciplinar antes de ser submetido à cirurgia", diz o conselheiro Pedro Teixeira Neto, do Cremesp em Rio Preto.

O médico é acusado de, há menos de um mês, submeter uma transexual de 22 anos, à cirurgia sem encaminhá-la ao acompanhamento da comissão, que é formada por psicólogo, psiquiatra, assistente social e outros profissionais, e tem a responsabilidade de dizer se o paciente está preparado para a cirurgia.

A transexual mora no Rio de Janeiro e foi para Rio Preto para passar pela cirurgia.

O médico negou a irregularidade e disse que sua conduta foi correta.

Fonte: CenaG

Um comentário:

Thonny Hawany disse...

Mudança de sexo é uma questão de saúde pública, de bem estar da pessoa que procura a cura para um mal irremediável. Não é possível admitir que profissionais façam das cirurgias de mudança de sexo um mercado de carne e sangue. Mudança de sexo não é estética, é cura para a alma, para o espírito daqueles que nascem num corpo que não deveria ser o seu. Tomara que tudo não passe de cogitações e boatos. Valeu pela notícia Hélio. Estou sempre por aqui lendo o seu blog que me deixa sempre muito atualizado com relação as questões e vatriedades LGBTs. Parabéns pelo trabalho que vc desenvolve em favor de nossa comunidade LGBT de Rondônia.