terça-feira, 22 de março de 2011

SUS vai fazer a primeira cirurgia
de mudança de sexo
em transexual feminino

O ex-presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, Alexandre dos Santos, conhecido como Xande, vai passar por uma cirurgia que até 15 anos atrás era considerada crime.

Xande dos Santos será a primeira brasileira a passar por operação de mudança de sexo paga pelo SUS.

No mês que vem, a autônoma Alexandra Santos, de 38 anos, vai ser operada no Hospital Pérola Byington, em São Paulo, para se submeter a um procedimento que deve durar duas horas.

No fim da intervenção cirúrgica, Alexandra vai sair do hospital sem útero, ovários e trompas. Alexandra, que será definitivamente Alexandre, a partir de então, será o primeiro transexual feminino do país a realizar uma cirurgia de mudança de sexo custeada pelo Sistema Único de Saúde.

Desde criança, quando assimilou que seu nome de batismo “Alexandra” era uma versão feminina em homenagem a seu pai, teve a sensação de que alguma coisa estava errada. Pensava e sentia ser menino, ser Júnior. Viveu assim durante anos sem entender os motivos para o corpo não fazer jus aos seus sentimentos. Era menina só fisicamente. Todo o restante era de garoto, mas, agora, Xande (foto) irá realizar o seu grande sonho.

Entre os homens, a cirurgia já acontece desde 2008.

Fonte: cenag

Nenhum comentário: