Aprovado projeto de lei que criminaliza o preconceito
contra portadores de HIV
O plenário da Câmara aprovou na noite da última quarta-feira (19) o projeto de lei (PL 6124/05), de autoria da ex-senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), que torna crime o preconceito contra portadores do vírus HIV.
"O Brasil, mais uma vez, sai na frente no atendimento e no debate sobre a Aids no mundo. O Brasil foi o primeiro país a universalizar o acesso ao coquetel antirretroviral para os pacientes com vírus HIV. E agora, criminaliza a discriminação porque a doença é o preconceito e não a pessoa portadora", afirmou o deputado Paulo Teixeira (PT/SP).
O texto aprovado prevê pena de 1 a 4 anos de prisão, além de multa, para as pessoas que discriminarem doentes de Aids. Entre as condutas consideradas discriminatórias constam: negar emprego ou trabalho, segregar no ambiente de trabalho ou escolar, e divulgar a condição do portador do HIV ou de doente de Aids, com intuito de ofender a dignidade.
Um comentário:
Uma boa notícia. Não a AIDS, mas a lei. Discriminar não é humano. Discriminar é atitude para os que não têm coração, para os que não têm Deus no coração. E olha que os que mais discriminam são os falsos representantes de Deus aqui na terra, os maulafais.....
Postar um comentário