terça-feira, 12 de fevereiro de 2013


Deputados franceses aprovam casamento e adoção 
para homossexuais


A população LGBT da França está comemorando mais uma vitória na conquista de seus direitos. A Assembleia Nacional da França aprovou nesta terça-feira, 12, a lei que permite o casamento e a adoção de filhos por casais do mesmo sexo. O projeto contou com 329 votos a favor e 229 contra. O projeto segue para promulgação ou veto no Senado, se promulgado a lei entra em vigor em dois meses. A promulgação é basicamente certa, tendo em vista que os socialistas e seus aliados também são maioria no Senado.

A votação ocorreu 10 dias após os parlamentares aprovarem o primeiro e mais importante artigo do texto, que diz: “o matrimônio é contraído entre duas pessoas de sexos diferentes ou do mesmo sexo”. Desde o início da discussão, a bancada oposicionista e conservadora havia introduzido 4.999 emendas ao texto.

Presidente socialista François Hollande
Com aprovação deste projeto o presidente François Hollande cumpre mais uma de suas promessas de campanha, combater a discriminação relacionada a orientação sexual e identidade de gênero.

Todas as administrações do Estado, as autoridades administrativas independentes, os funcionários e, em particular, os professores deverão se sensibilizar com este objetivo de igualdade e de luta contra todos os preconceitos homofóbicos, a base de uma violência e de uma exclusão que não são toleráveis" disse o primeiro-ministro da França, Jean-Marc Ayrault.

Nenhum comentário: