segunda-feira, 11 de março de 2013


Desembargador, Juiz e defensor público de Rondônia 
são agraciados com o 
“Troféu Triângulo Rosa”


O “Oscar Gay”, evento realizado pelo Grupo Gay da Bahia, entidade de utilidade pública municipal de Salvador, divulgou a relação dos premiados com o Troféu Triângulo Rosa, personalidades e instituições que deram maior apoio aos direitos humanos dos homossexuais no ano de 2012.

Des. Miguel Monico Neto, Corregedor-Geral do TJRO
Nesta 23ª edição do evento o Estado de Rondônia consta da relação na categoria “Poder Público”, tendo como representantes, por terem feito a diferença na promoção dos direitos LGBTs, o defensor público MARCUS EDSON DE LIMA, da Defensoria Pública de Rondônia, por ter interposto ação, por meio, do Núcleo de Ações Coletivas, em favor de um casal de lésbicas que queriam casar-se, onde enfatizou que “nem a legislação brasileira e nem o entendimento das cortes superiores proíbem o casamento entre pessoas do mesmo sexo”. O Desembargador MIGUEL MONICO NETO, Corregedor-Geral do Tribunal de Justiça de Rondônia, que afirmou no parecer concedido por ele que “se é verdade que o casamento é a forma pela qual o Estado melhor protege a família, não há de ser negada essa via a nenhuma família que por ela optar, independente da orientação sexual dos partícipes”. E do magistrado RINALDO FORTI, juiz auxiliar da Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça de Rondônia, por ministrar palestra no auditório do TJRO para todos os cartorários do Estado de Rondônia sobre união estável e casamentos homoafetivos.  

Defensor Público do Estado de Rondônia, Marcus Edson de Lima
Rinaldo Forti, Juiz Auxiliar da Corregedoria-Geral do TJRO
Consta também da relação para receber o Troféu Triângulo Rosa, entre outros o Prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes, a Corregedoria Geral da Justiça da Bahia, São Paulo, Distrito Federal, Alagoas, Sergipe, Espírito Santo pela legalização do casamento homoafetivo igualitário; o Arcebispo Primaz da Igreja Anglicana do Brasil, Roberto Carlos, Daniela Mercury, Cantora Sandy e Marília Gabriela, pelo apoio à cidadania LGBT.

Prisioneiros homossexuais marcados com o Triângulo Rosa
nos campos de concentração
O Troféu Triângulo Rosa relembra o distintivo utilizado pelos nazistas nos campos de concentração para identificar os prisioneiros homossexuais. Um triângulo de-ponta-cabeça na cor rosa. O triângulo rosa que em Alemão é rosa winkel, é, portanto, o símbolo mais antigo existente que representa o segmento homossexual. Durante o regime nazista mais de 300 mil gays foram presos por Hitler.

Nenhum comentário: