domingo, 17 de março de 2013


O segmento de travestis e transexuais de Cacoal 
está se qualificando profissionalmente

A travesti Mikaela é a mais nova acadêmica do Curso de Serviço Social da Unopar/Cacoal
Após a formatura da militante LGBT, a travesti Guta de Matos, como Pedagoga por ter concluído o curso de pedagogia da Unopar, em novembro de 2012, na cidade de Cacoal (RO). Agora foi a vez da travesti Mikaela Cândida que foi aprovada no vestibular e ingressou no curso de Serviço Social na Unopar – Campus de Cacoal.

Mikaela é Vice-Presidente do Grupo Arco-íris de Rondônia e Secretária do Conselho de Saúde do Município, além de militante LGBT.

Família moderna
Na apresentação do trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia, Guta de Matos defendeu a importância da parceria entre a escola e a família na construção de uma educação de qualidade. Segundo Guta, quando a família se une à escola, o ensino e a aprendizagem atingem o seu maior nível de importância e qualidade.

A travesti Guta de Matos é uma das nova pedagoga de Rondônia 
Quando falo de família, em meu trabalho, não falo somente da família tradicional, falo da família moderna que ganhou novos formatos, a exemplo do que hoje se entende por família homoafetiva. Independente de pai e mãe, de dois pais, ou ainda de duas mães, a criança precisa ser assistida no seu processo de aprendizagem escolar. É importante que a escola abra seu espaço físico e pedagógico para a família e que a família faça de seu lar uma extensão da escola. Quem ganha com essa parceria é o educando”, afirmou Guta.

Para o militante LGBT, professor Thonny Hawany : Guta de Matos entrou para a história do Município de Cacoal ao se graduar em Pedagogia. Ela venceu uma das grandes batalhas, mas a guerra ainda não terminou, é preciso que ela vença o preconceito como profissional da educação. Esperamos que a sociedade abra espaço para que Guta mostre que é tão capaz de exercer o magistério como qualquer outra pessoa.

Aplausos para Guta e Mikaela pelo exemplo. E, como disse Paulo Freire: “Educar-se é impregnar de sentido cada momento da vida, cada ato cotidiano”.


2 comentários:

Thonny Hawany disse...

Aí está minha amiga Guta de Matos, militante LGBT e agora professora formada em pedagogia. No sábado próximo, dia 23/04/2013, será a colação de grau dela como a primeira travesti pedagoga em Cacoal. Guta tem sido um grande exemplo para o segmento trans de Rondônia. Salve, salve Guta de Matos.

Thonny Hawany disse...

Além do exemplo de Guta, agora é a vez de Mikaela também dá o ar da graça e fazer a sua parte. Mikaela tem crescido muito no movimento LGBT. Assim como Guta, Mikaela hoje representa um exemplo ao movimento trans de Rondônia. Parabéns Mikaela.