sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Polícia sérvia proíbe Parada do Orgulho Gay por razões de segurança



A Polícia sérvia proibiu nesta sexta-feira (30) a Parada do Orgulho Gay e todas as manifestações contrárias ou a favor ao tema previstas para este domingo em Belgrado por "razões de segurança".

O ministro do Interior sérvio, Ivica Dacic, declarou que a polícia e outros serviços de segurança chegaram à conclusão de que as manifestações que seriam organizadas pelos que se opõem aos homossexuais poderiam gerar graves desordens.

"Não proibimos a Parada do Orgulho Gay, impedimos o caos", justificou o ministro à emissora de televisão "B92".

Em outubro de 2010, na parada gay de Belgrado grupos homofóbicos atacaram a polícia em confronto que acabou com mais de 100 feridos.

As avaliações policiais teriam revelado que a realização de diferentes manifestações poderia colocar em grande risco a segurança em Belgrado, revelaram as autoridades.

Os radicais estão preparando para atacar o desfile de homossexuais em uma ação que tratam como "uma cruzada" e "estão dispostos a tudo", insistiu Dacic.

De acordo a polícia, esses grupos homofóbicos preparavam grandes desordens em Belgrado para dispersar a polícia em diferentes pontos.

As forças da ordem não descartam ataques as sedes dos partidos europeus no poder, de empresas estrangeiras e sedes diplomáticas.

São várias as organizações de direita que tinham anunciado já seus protestos e manifestações simultâneas contra a dos homossexuais.

O Conselho Nacional, o principal órgão estatal de segurança, decidiu nesta quinta-feira proibir as manifestações neste fim de semana, ao avaliar que sua realização colocaria em perigo a segurança interna.

Em outubro de 2010, os homossexuais sérvios fizeram a primeira passeata de Orgulho Gay em Belgrado, apesar da oposição de grupos homófobicos que atacaram a polícia em confrontos que acabaram com mais de cem feridos.

Nenhum comentário: