terça-feira, 29 de outubro de 2013

Justiça do Chile condenou 
a prisão perpétua 
assassino de jovem gay


A Justiça chilena condenou, na segunda-feira, 28, à prisão perpétua Patricio Ahumada, principal acusado pelo assassinato do jovem Daniel Zamudio, de 24 anos, morto em um ataque homofóbico em 2012. E Alejandro Angulo e Raul Lopez a 15 anos de prisão, as penas máximas possíveis por lei. Fabian Mora foi condenado a sete anos de prisão.

O jovem Daniel Zamudio, 24 anos.
“Condena-se ao acusado Patricio Ahumada na qualidade de autor do delito qualificado de Daniel Zamudio à pena de prisão perpétua”, disse a sentença do Quarto Tribunal Oral de Santiago, sobre o criminoso considerado o líder do grupo.

O assassino Patricio Ahumada foi condenado à prisão perpétua
As sentenças serão executados a partir de 9 de março de 2012, data em que os assassinos foram presos, seis dias depois, que eles atacaram e torturam Daniel, no Parque San Borja.

“É uma pena exemplar, eles vão apodrecer na cadeia”, disse Iván Zamudio, pai da vítima, após a divulgação da sentença. A defesa dos condenados tem 10 dias para recorrer da sentença.

O túmulo do jovem homossexual se transformou em um santuário no Chile

Movimento de Integração e Liberação Homossexual do Chile 
pretende construir memorial permanente para Zamudio
A gaveta temporária que abriga o corpo de Daniel Zamudio no Cemitério Geral de Santiago está coberto de frases como "Dani lindo, anjinho bonito, cuide de nós", ou "Daniel, onde estiver, rogue por nós. Respeito para você", "Cuide de nós e nos liberte, nos ajude a seguir em frente".

Os agressores acertaram Zamudio com chutes, socos, cortes e queimaduras, desenharam suásticas no abdome da vítima com cacos de vidro e, com uma pedra de oito quilos, fraturaram a perna direita de Zamudio.

O jovem foi encontrado por um guarda na manhã do dia 3 de março de 2012. O guarda declarou que "nunca havia visto uma agressão tão brutal".

A comoção causada pelo crime levou à aprovação de uma lei contra a discriminação que leva o nome de Zamudio. No entanto, esta lei não tem aplicação retroativa.

Nenhum comentário: