sábado, 12 de outubro de 2013

Protesto por direitos gays 
na Rússia termina com 
violência e prisões

Defensores dos direitos dos gays se beijam enquanto são detidos 
por policiais durante protesto em São Petersburgo, Rússia. 
Foto: Alexander Demianchuk / Reuters

A polícia prendeu 67 pessoas após uma briga entre ativistas de direitos gays e seus adversários durante uma manifestação na cidade russa de São Petersburgo neste sábado.

O motivo das prisões, segundo uma fonte do Ministério do Interior disse à agência RIA Novosti, foi o de "perturbar a ordem pública".

Os ativistas da liga de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (LGBT) preparavam uma manifestação na praça do Campo de Marte, no centro de São Petersburgo, mas não conseguiram sequer se aproximar do local devido à presença de cerca de 50 oponentes que cantavam hinos religiosos.

"Os homofóbicos interromperam a ação com a ajuda da polícia", disse Natalia Tsymbalova, uma das organizadoras da manifestação.

Outra manifestante, chamada Maria, disse à Reuters que quando uma colega tentou abrir uma bandeira com as cores do arco-íris, foi derrubada e teve a bandeira arrancada de suas mãos.

O presidente russo, Vladimir Putin, negou que a nova lei objetiva reprimir os direitos dos homossexuais. As pesquisas de opinião dão a entender que a lei tem o apoio da maioria dos russos, incluindo muitos fiéis e conservadores ortodoxos, que vêem a homossexualidade como um pecado.


Nenhum comentário: