terça-feira, 22 de outubro de 2013

Transexuais da Bahia 
protestaram em frente ao 
Fórum Ruy Barbosa contra 
decisão que nega uso do nome social em documentos  

Transexuais da Bahia cobram o direito de usar nome social em documentos
Conforme noticiado pelo blog, as mulheres transexuais, juntamente com militantes do movimento LGBT de Salvador protestaram nesta terça-feira, 22, em frente ao Fórum Ruy Barbosa, no Campo Pólvora.

O protesto foi contra uma decisão da Juíza da Vara de Registros Públicos que negou o pedido de registro de nome social da ativista Millena Passos, presidente da Associação de Travestis de Salvador (Atras).

No estado da Bahia aproximadamente 35 transexuais deram entrada em pedidos para usar o nome social em documentos, porém, duas tiveram a solicitação recusada e as mesmas alegam constrangimento por usarem documentos com nomes masculinos.

A decisão negativa da magistrada, conforme as manifestantes se baseiam na situação de que as requerentes ainda não se submeteram a cirurgia de mudança de sexo, motivo que impede a concessão do direito.

Para as manifestantes a magistrada está equivocada já que a cirurgia é a última etapa do processo de readequação sexual, além de que as mesmas dispõem de laudos médicos e psicológicos que comprovam a condição de transexualidade.








Nenhum comentário: