quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

EUA nomeia encarregado 
de direitos da comunidade 
LGBT no mundo

Randy Berry. Foto: reprodução/Internet

O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, nomeou na segunda-feira o primeiro enviado especial americano para os direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais (LGBT), um cargo que considerou necessário dado que mais de 75 países ainda criminalizam as relações homossexuais.

O escolhido para o novo cargo foi Randy Berry, ex-cônsul geral dos Estados Unidos em Amsterdã (Holanda), com experiência em vários países da África e Ásia e quem tem "uma voz clara e convencida quanto aos direitos humanos", afirmou Kerry em comunicado.

A missão de Berry será o de "impulsionar os esforços que já estão em curso para avançar rumo a um mundo livre de violência e de discriminação contra a comunidade LGBT", acrescentou.

"Muitos governos propuseram ou aprovaram leis que buscam restringir a liberdade de expressão, associação, religião e protesto pacífico; e mais de 75 países ainda criminalizam a atividade pactuada entre pessoas do mesmo sexo", completou.


A defesa dos direitos dos LGBT foi encarado com coragem pelo presidente Barack Obama, além de ter sido o primeiro líder da história dos Estados Unidos que expressou publicamente seu apoio à legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Nenhum comentário: