quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Ministério da Saúde oferecerá 
teste oral para detectar HIV


O Ministério da Saúde passa a oferecer aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) um novo tipo de diagnóstico para a AIDS. Trata-se do teste oral, que já está sendo distribuído aos estados pelo Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde enviou aos estados cerca de 140 mil testes, sendo 10 mil apenas para estado da Bahia. A previsão do Governo Federal é que, no decorrer de 2015, o teste oral já esteja disponível para todas as pessoas que quiserem realizá-lo.

O teste é realizado com uma haste, que extrai fluido da gengiva e da bochecha e tem resultado em apenas 30 minutos. Ele tem a vantagem de não precisar de uma infraestrutura laboratorial.

O teste já estava sendo utilizado dentro do projeto Viva Melhor Sabendo, parceria do Ministério da Saúde com 60 organizações da sociedade civil de todo o país.

“Esse teste é muito importante porque temos hoje em torno de 150 mil pessoas no Brasil que vivem com o HIV e não sabem. Portanto, é muito oportuno ter um teste rápido que produz o diagnóstico em cerca de 30 minutos, de maneira extremamente simples, porque é extraído da boca e não exige infraestrutura laboratorial. Se der positivo, a pessoa tem a possibilidade de procurar o serviço de referencia e iniciar o tratamento imediatamente”, disse Arthur Chioro, Ministro da Saúde.


Nenhum comentário: