quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Vaticano abre as portas a católicos gays para audiência 
com o Papa Francisco


A população LGBT católica pode comemorar algo jamais visto na história do Vaticano. Nesta quarta-feira (18) a Santa Sé abriu as portas a um grupo de lésbicas e gays católicos para assento especial na audiência geral semanal com o pontífice Papa Francisco, líder da Igreja Católica.

Apesar de que os ativistas não terem sido identificados como membros do Ministério New Ways, os representantes da New Ways se mostraram satisfeitos de terem sido convidados para se sentar à frente da audiência pelo monsenhor Georg Gaenswein, o prefeito da Casa Pontifícia, que entrega os cobiçados bilhetes reservados para as audiências com Francisco.


Quando Bento dirigia a Congregação para a Doutrina da Fé, proibiu permanentemente os fundadores do Ministério New Ways, a freira Jeannine Gramick e o padre Robert Nugent, de celebrar para gays depois de determinar, em 1999, que não eles não haviam absorvido suficientemente os ensinamentos da Igreja sobre o "mal intrínseco" dos atos homossexuais.

"O papa Francisco me dá esperanças", disse Gramick à Associated Press. "Para mim, é um exemplo da classe de sacerdotes que procuram dar apoio aos que estão alijados do centro de poder na Igreja."

O diretor executivo do grupo, Francis DeBernardo, disse que o New Ways já havia tentado sem sucesso obter assentos exclusivos para os seus peregrinos que viajam a Roma.

Fonte: Associated Press.



Nenhum comentário: