sábado, 3 de março de 2012

9000 participantes 
na parada do 
Mardi Gras 2012 em Sidney


Com a extravagância habitual de sempre, aconteceu neste sábado, 3, a parada do Mardi Gras em Sydney/Austrália.

A mensagem tema dos 9000 participantes da 34ª edição do desfile, que acontece na famosa Oxford Street, foi igualdade. Milhares de pessoas foram assistir ao tradicional desfile. 

O desfile foi aberto pelas já veteranas Dykes on Bikes e apresentou carros alegóricos de grupos religiosos, grupos sociais, grupos de policiais, bombeiros e assistentes de emergência médica. Mas a grande estrela foi Kylie Minogue, que pela terceira vez participa do evento, que incluiu também um show no encerramento. 

O assunto no momento na Austrália é a igualdade no casamento civil e a questão foi abordada muitas vezes pelos participantes durante o desfile. Estiveram presentes diversos políticos, inclusive o presidente da câmara de Sydney e representantes de diversos partidos políticos.


O evento tem impacto não só na cidade como em toda a Austrália e injeta cerca de 25 milhões de Euros na economia de New South Wales.

 

No entanto não ficou isento de polêmicas: como o título desde ano "Sydney Mardi Gras", ficando de fora qualquer referência a gays e lésbicas no nome oficial do evento, o que não agradou a muitos ativistas, mesmo tendo em conta que a organização é de responsabilidade do "Sydney Gay and Lesbian Mardi Gras".

Nenhum comentário: