quarta-feira, 12 de dezembro de 2012


Criado no Piauí Comitê de Enfrentamento a Homofobia


Atendendo recomendações da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), em parceria com o Conselho Federal de Psicologia (CFP) para a criação nos estados dos Comitês de Enfrentamento a Homofobia, o Piauí, que figura nas primeiras posições de casos de denuncias no Disque 100, Ouvidoria do Governo Federal, criou o Comitê de Enfrentamento a Homofobia para dar assistência às vítimas desse tipo de intolerância que ocorre no estado com o segmento LGBT.

Para  a audiência pública do Piauí foram convidados o Conselho Regional de Psicologia, Comissão de Direitos Humanos da OAB, Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, Ministério Público, Poder Judiciário, Defensoria Pública, Secretarias Estaduais de Justiça e/ou Direitos Humanos, Gestores LGBT, Procuradoria Geral do Estado, representantes das Policiais Civis e Militares, assim como ativistas do movimento social, Universidade Federal e órgãos de pesquisa e proprietários de comércio GLS.

Léo Mendes falando sobre o Sistema de Garantia 
de Direitos Humanos no Brasil
Os comitês terão como principal missão monitorar a implementação de políticas públicas e acompanhar ocorrências de violências contra homossexuais para evitar a impunidade e trabalhar para sensibilizar os poderes públicos para a garantia de direitos do segmento.

Esse preconceito é forte no mundo todo, não é só no Piauí. O Piauí hoje é o terceiro em número de reclamações ao Disque 100. Isso se deve também ao fato de nós ainda sermos um Estado muito católico e conservador”, comentou Victor Koslowisk, o coordenador do Centro de Referência de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais no Piauí.

Diante da gravidade das violações aos Direitos Humanos LGBT, é fundamental termo comitês instalados em cada estado brasileiro para o enfrentamento à violência contra o segmento. Vamos constituir parceiros para juntos - governo e sociedade - revertermos este grave quadro de violações – afirmou, recentemente, a ministra Maria do Rosário.

Nenhum comentário: