quarta-feira, 12 de dezembro de 2012


O cantor Ricky Martin pediu
 na ONU respeito 
para comunidade gay

Cantor Rick Martin
O cantor porto riquenho Rick Martin pediu ontem, 12, na ONU, respeito para a comunidade de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros e lamentou que a homofobia ainda está profundamente enraizada nas sociedades.

Pedimos apenas os mesmos direitos, não queremos mais nem menos, apenas queremos ser iguais”, explicou Martin, em um evento de alto nível organizado na ONU para promover o respeito à diversidade sexual.

O cantor se referiu as atitudes discriminatórias e a homofobia, que estão profundamente inseridas na sociedade, e disse que estas atitudes estão presentes, até mesmo de maneira inconsciente.

"É muito triste que no Twitter, Facebook, e mesmo entre os membros da mídia ou as pessoas que escuta a minha música me pedir para parar de falar sobre esse assunto", disse a cantor.

Ele confessou que, apesar de sua fama mundial, por muitos anos viveu com temor de revelar-se como homossexual, devido ao que atribuiu como "ódio a si mesmo".

Afirmou que cresceu com um conceito religioso de que "os gays deveriam ir para o inferno", e que para aceitar-se deveria abandonar essas tradições culturais.

"Demorou um tempo para tomar a decisão de revelar minha identidade, mas quando aconteceu eu senti algo incrível", confessou.

Participaram também do evento a cantora africana Yvonne Chaka Chaka, o Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, e por meio de videoconferência o arcebispo sul-africano Desmond Tutu.

"Deixe-me dizer isso de alto e bom som: lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros  têm os mesmos direitos que todos. Eles também nascem livres e iguais", disse o Secretário-Geral da ONU.

Disse que era escandaloso que em muitos países se criminalizem as pessoas simplesmente por amar outro ser humano do mesmo sexo, e que, em muitos casos, essas leis eram o produto da cultura local "herdadas de antigas potencias coloniais." 

Segundo a ONU, mais de 76 países no mundo ainda criminalizam as relações consensuais entre pessoas do mesmo sexo, enquanto a discriminação contra pessoas LGBT é generalizada. Em todas as regiões do mundo, segundo a ONU, há denúncias de casos de agressão física, violência sexual e assassinatos contra a população LGBT. 

Todos os seres humanos nascem livres e iguais, com dignidade e direitos. Todos os seres humanos, não alguns nem a maioria, mas todos. Ninguém pode decidir quem tem direitos humanos e quem não tem”, disse o Secretário Geral da ONU.

Nenhum comentário: