segunda-feira, 8 de abril de 2013


Cuba está pronta para o casamento gay, 
diz Mariela Castro

Deputada cubana Mariela Castro
Recentemente eleita para o Parlamento de Cuba, a sexóloga Mariela Castro, filha do presidente Raúl Castro, afirmou que seu país está pronto para receber uma legislação que legalize o casamento entre pessoas do mesmo sexo. “Eu acredito que Cuba sim, está pronta, ainda que muitas pessoas não acreditem”, disse a comunista ao Terra durante visita a Porto Alegre na quinta-feira (4).

“Como deputada vou fazer o mesmo que tenho feito até agora. Seguir fazendo lobby e advogando para que nossos deputados e deputadas se conscientizem da necessidade de que nosso país avance também nesse tipo de legislação, independentemente de que a população LGBT já goze dos mesmos direitos que toda a população”, afirma.

“Enquanto a lei não é apresentada no Parlamento, nós não perdemos tempo e desde 2007 estamos trabalhando em uma estratégia educativa e de comunicação social para ir sensibilizando a população cubana da necessidade de estabelecer ações concretas que demonstrem nosso respeito à livre orientação sexual e identidade de gênero”, diz.

“Uma coisa que me dá muito orgulho é que finalmente o Partido Comunista, em sua conferência de janeiro de 2012, aprovou um objetivo dirigido a lutar contra todas as formas de discriminação, incluindo a orientação sexual e a identidade de gênero, coisa que nunca antes havia entendido e pela primeira vez na política comunista está sendo proposta”, afirma Mariela. “Isso leva a ações concretas e, de alguma maneira, apoia o que estamos fazendo.”

Questionada se pretende, de fato, apresentar um projeto no Parlamento cubano para estabelecer o casamento igualitário, Mariela responde que tem essa intenção há muito tempo. "Faz tempo que temos esse plano, mas há muita resistência e seguimos trabalhando para conseguir que finalmente se apresente e se aprove”, diz.

Nenhum comentário: