terça-feira, 2 de abril de 2013


Senado uruguaio aprova a lei 
de casamento civil igualitário

Sessão foi acompanhada por representantes 
de movimentos de defesa dos direitos dos homossexuais
O Senado uruguaio aprovou, nesta terça-feira, 2, por 23 votos contra 8, a lei de casamento civil igualitário, antes aprovada por 81 votos contra 6 na Câmara dos Deputados, que na quarta-feira que vem votará as modificações parciais introduzidas pelo Senado no debate desta terça.

O Uruguai se soma, assim, à Argentina, transformando-se no segundo país da América Latina em que todas as pessoas têm direito a se casar sem discriminação baseada na orientação sexual. O segundo país que torna real, em relação ao casamento civil, o que diz a Declaração Universal dos Direitos Humanos: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Todos são iguais perante a lei e, sem distinção, têm direito a igual proteção da lei”.

No Brasil, graças às decisões corajosas de diferentes órgãos do Judiciário, o casamento igualitário é realidade em vários estados: São Paulo, Bahia, Sergipe, Piauí, Rio Grande do Sul, Brasília, Espírito Santo, e em diferentes cidades do Oiapoque ao Chuí. Falta, agora, que o Congresso faça sua parte e aprove uma lei federal ou uma emenda à Constituição que garanta esse direito em todo o território nacional, para que os casais do Rio de Janeiro tenham os mesmos direitos que os de São Paulo, e os de Pernambuco os mesmos direitos que os da Bahia.

Os juízes estão fazendo, aos poucos, o que os parlamentares deveriam ter feito há muito tempo. O Legislativo não pode continuar se omitindo.

Eu fico muito feliz pelos nossos irmãos da Argentina e do Uruguai, 
disse o deputado federal Jean Wyllys.
Vamos fazer nosso trabalho! Eu me orgulho muito de defender essa bandeira na Câmara dos Deputados desde o primeiro dia do meu mandato, junto com a minha amiga e colega Érika Kokay e tantos outros parlamentares de diferentes partidos. A campanha de apoio ao nosso projeto tem a solidariedade e o compromisso dos artistas e de milhares de cidadãos e cidadãs que participam em cada estado e em cada cidade, através de suas organizações ou individualmente, nas redes sociais. Somos cada dia mais os que queremos um Brasil mais justo e igualitário!” afirmou o deputado federal Jean Wyllys.

Eu fico muito feliz pelos nossos irmãos da Argentina e do Uruguai, que já conquistaram esse direito, graças ao trabalho dos ativistas e à coragem dos seus presidentes, Cristina Kirchner e Pepe Mujica, dois cidadãos comprometidos com a igualdade e os direitos humanos” disse Wyllys.

Por isso, apesar das diferenças políticas, gostaria de ver a presidenta Dilma voltar às suas origens de luta e entender que há causas coletivas que são suprapartidárias e precisam dos verdadeiros estadistas do lado certo, do lado da História com maiúscula.
Fala, Dilma! Queremos igualdade também no Brasil!”complementou o parlamentar.


Nenhum comentário: