segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Pré-candidatos LGBT 
às eleições estão expostos 
ao "oportunismo eleitoral", 
diz Deputado Jean Wyllys

Deputado Federal Jean Wyllys - PSOL/RJ

Mesmo com número expressivo, e em crescimento, de 95 pré-candidatos às eleições municipais, a comunidade LGBT pode encontrar forte resistência ao tentar emplacar a bandeira da causa nas discussões de alguns partidos. O que representaria um avanço na universalização do debate a respeito da diversidade sexual, o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ)  alerta para o “oportunismo eleitoreiro”, com o intuito apenas de angariar votos.

Os 95 pré-candidatos, contabilizados até a última semana pela Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), estão filiados em 18 diferentes partidos, inclusive em legendas historicamente conservadoras em se tratando de assuntos que dizem respeito à diversidade sexual. Jean Wyllys considera que, principalmente em pequenas e médias cidades, onde há naturalmente maior resistência, os postulantes a cargos públicos da comunidade LGBT podem servir como “puxadores” de voto, pois sem conhecimento da bandeira que o partido carrega, e sem saber se é um partido que nacionalmente luta contra os direitos LGBT, os interessados acabam se deixando levar.

“Alguns partidos recebem os candidatos apenas para somar votos à legenda, acabam não lhe dando apoio. Aí o número de votos que eles conseguem nao dá pra se eleger, mas pode favorecer o partido que é conservador e luta publicamente contra os direitos LGBT. Então temos um oportunismo eleitoral para incorporar essas figuras, geralmente aquelas mais folclóricas, ou as mais conhecidas, como as travestis, que já têm um apelo visual”, pontuou o deputado.

O presidente da ABGL, Toni Reis, no entanto, ressaltou que até agora nenhum dos partidos recusou-se a receber pré-candidatos da comunidade LGBT e, também, sem quaisquer indícios de rejeição às discussões. “Dos 29 partidos, temos pessoas LGBT em 18 deles, o que engloba todas as ideologias. Acho que isso é muito importante na nossa luta”, considerou o ativista.

Jean Wyllys concorda que não são apenas partidos de esquerda, que historicamente abrem maior espaço às discussões de diversidade sexual, que estão contabilizando candidatos da comunidade LGBT. Atualmente, partidos de ideologias liberais e conservadoras também mostram interesse em incluir essa pauta à legenda. “Isso é um fator positivo”, ressalta. “A gente vê isso em nível nacional. Veja bem, em nível nacional. O PSDB, por exemplo, tem a diversidade tucana, que é um grupo de militantes do próprio partido. Então, esse partido que inclina para o conservadorismo em certos momentos também tem essa bandeira e toca, de certa forma, uma política”, afirmou o psolista.

O deputado, porém, reiterou que o fato de muitos dos pré-candidatos estarem em cidades do interior do Brasil, os diretórios municipais dos partidos, ao contrário do que possivelmente possa fazer a direção nacional, não levantarão a bandeira da causa, incorporando o candidato apenas para somar votos. “A gente tem de tratar a coisa com mais complexidade, inclusive para ajudar esses candidatos nessas situações”, concluiu.

Da  Rede Brasil Atual 
por Virginia Toledo

Nenhum comentário: