sábado, 28 de maio de 2011

Iranianos realizam primeira
parada LGBT na Turquia


Iranianos LGBT fazem parada na Turquia

A primeira parada gay organizada por iranianos LGBT, aconteceu sábado, 22, na cidade de Ancara na Turquia, que aproveitaram a 4ª Marcha Contra a Homofobia e Transfobia de Ancara para mostrar a visibilidade das pessoas LGBT do Irã.

O grupo gritou palavras de ordem como "Ahmadinejad, estamos aqui!", "Gays iranianos nunca mais irão ficar calados!" e "gays iranianos, estamos todos juntos!".

Iranianos LGBT desafiam Ahmadinejad

O grupo era constituído por requerentes de asilo que não estão autorizados a viver em Ancara e foram transportados num autocarro pela organização a partir da cidade de Kayseri. É a primeira vez que os LGBTs iranianos participaram de uma marcha do orgulho LGBT turca.

O grupo também levou a antiga bandeira iraniana durante a marcha junto às tradicionais bandeiras do arco-íris, símbolo do movimento LGBT.

Além da marcha, a organização turca Kaos GL também organizou uns dias antes um debate com Anistia Internacional sobre as questões dos pedidos de asilo por questões LGBT. Dezenas de ONGs participaram do evento.

Durante o debate um dos candidatos a asilo explicou as suas condições de vida do dia a dia, incluindo dificuldades extremas em relação aos cuidados com a saúde, e que os medicamentos que consegue obter gratuitamente são com prazos de validade vencidos. Também comentou sobre a violência física que são submetidas as pessoas transgêneras e transexuais que estão a espera de asilo. O fato de estes requerentes serem colocados em cidades satélite conservadoras ainda complica mais a sua integração com a sociedade local, incluindo as autoridades.

A ONG Kaos GL também está a organizando uma rede regional de combate à homofobia integrando membros do Médio Oriente, Cáucaso e Balcãs.

Nenhum comentário: