Mais de 5.000 pessoas participam,
em Brasília, da 2ª marcha contra
a homofobia
Brasília/DF
Políticos, ativistas e militantes de vários estados brasileiros se reuniram nesta terça-feira, 18, em Brasília para a 2ª Marcha Contra a Homofobia e Transfobia. A moblização reuniu mais de 5.000 pessoas, na Esplanada dos Ministérios. O evento foi organizado pela Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT).
O objetivo da passeata, de acordo com integrantes do movimento, foi chamar a atenção das autoridades e da opinião pública para a realidade de opressão, marginalização, discriminação e exclusão social vivida pelos homossexuais em todo o mundo.
"Esperamos que o Congresso aprove essa lei (que criminaliza a homofobia) que o Supremo Tribunal Federal (STF) já aprovou. Essa marcha é importante para a população fazer pressão no governo. Vamos colorir o Congresso e trazer mais paz e amor para essa classe social," disse o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ).
A concentração aconteceu em frente à Catedral Metropolitana de Brasília. Depois de um ato no gramado em frente ao Congresso Nacional, os participantes da marcha deram um abraço coletivo na sede do Supremo Tribunal Federal, na Praça dos Três Poderes, para agradecer a decisão da Corte de reconhecer como legal a união estável homossexual.
______________________________________________
PORTUGAL
2ª Marcha Contra Homofobia
e Transfobia, de Coimbra
Coimbra/Portugal
Realizou-se ontem, 17, a 2ª edição da Marcha da Luta Contra a Homofobia e Transfobia, em Coimbra/Portugual.
Com os devidos atrasos, que são praxe neste tipo de eventos, as pessoas começaram a juntar-se cartazes que reivindicaram acima de tudo igualdade.
Este ano o ponto de encontro foi na margem sul, junto ao Convento de Santa Clara. A marcha começou com com pouco mais de uma centena de pessoas mas foi reunindo apoiantes e no final seriam provavelmente o triplo desse valor. Curiosamente o término da marcha foi também num local de raíz religiosa: a Igreja de Santa Cruz
Sentida por alguns dos participantes foi a falta de bandeiras arco-íris de grandes dimensões no evento. Contudo não foi a falta desta que fez a marcha menos animada, as palavras de ordem, e as coreografias estiveram presentes e no final uma das organizadoras estava feliz por mais um ano terem reunido tantos e tantas em volta de uma causa que é de todos.
A organização esteve a cargo da Associação dos Pesquisadores e Estudantes Brasileiros em Coimbra, Associação não te prives - Grupo de Defesa Dos Direitos Sexuais, Associação Janela Indiscreta, Movimento SOS Racismo, rede ex aequo, República Baco, República Marias do Loureiro, Secção dos Direitos Humanos da Associação Académica de Coimbra, e contou também com o apoio de mais uma dezena de entidades/grupos/organizações incluindo o PortugalGay.pt.
A Marcha da Luta Contra a Homofobia e Transfobia, em Coimbra, reuniu nesta edição cerca de 300 pessoas, que já marcaram nas suas agendas o dia 17 de Maio de 2012 para a 3ª Marcha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário