segunda-feira, 23 de maio de 2011

Frei Betto
sai em defesa dos homossexuais


Frei Betto, escritor e ex-Assessor da Presidência da República no Governo Lula

O escritor Frei Betto, que é considerado um dos mais importantes intelectuais da atualidade brasileira, manifestou na edição desta segunda-feira, 23, do jornal “O Globo” sua posição contra a discriminação de homossexuais. Em artigo, ele fala sobre a relação entre a Igreja Católica e os LGBT e faz um resgate histórico para provar que ser gay não é pecado.

A Igreja Católica deu um pequeno passo adiante ao incluir no seu catecismo a exigência de se evitar qualquer discriminação a homossexuais. No entanto, silenciam as autoridades eclesiásticas quando se trata de se pronunciar contra a homofobia”, escreve Frei Betto.

Ninguém escolhe ser homo ou heterossexual. A pessoa nasce assim. E, à luz do Evangelho, a Igreja não tem o direito de encarar ninguém como homo ou hetero, e sim como filho de Deus, chamado à comunhão com Ele e com o próximo, destinatário da graça divina”, disse.

No texto ele lembra ainda que “relações entre pessoas do mesmo sexo ainda são ilegais em mais de 80 nações. Em alguns países islâmicos elas são punidas com castigos físicos ou pena de morte”.

Pecado é aceitar os mecanismos de exclusão e selecionar seres humanos por fatores biológicos, raciais, étnicos ou sexuais. Todos são filhos amados por Deus”, completa Betto.

Mais um opinião de peso na luta contra a homofobia e a intolerância. A íntegra do texto pode ser conferida acessando o link AQUI .