sábado, 27 de outubro de 2012


Aumenta a violência 
contra LGBTs na Nicarágua

Samira Montiel, Procuradora Especial para a Diversidade Sexual da Nicarágua
______________________
A Procuradora Especial para a Diversidade Sexual, Samira Montiel, denunciou que de janeiro a outubro ocorreram cinco mortes, seis agressões físicas e duas violações por rejeição a esse grupo social, tornando-se o ano mais violento para os LGBTTTI.
_______________________________

O ano de 2012 classifica-se como um dos anos mais violentos contra a comunidade homossexual e transgêneros na Nicarágua por crimes, abusos e agressões físicas, conforme reportagem institucional divulgada pela imprensa.

Alguns crimes têm destacado o ódio com que os assassinos atacaram suas vítimas, disse Montiel.

A Procuradora reconheceu o trabalho da Polícia na investigação dos homicídios, mas alertou que em muitas ocasiões essa instituição não atua da melhor maneira, sobre tudo porque seu dever é coletar denuncias sobre este tipo de manifestação de violência de gênero.

Oficiais de Polícia de algumas delegacias zombam dos denunciantes, inclusive tem participado das atrocidades contra a comunidade homossexual, e até o momento não temos uma resposta clara da sede dessa instituição, informou.

"É impossível pensar que a homofobia está causando esta espiral de violência para nossa comunidade", disse Montiel.

A Nicarágua, observou, sempre foi considerado um dos países com o maior nível de tolerância, com o maior nível de respeito para nossa comunidade”.

A especialista apelou uma melhor aplicação da legislação do país que criminaliza a violência de gênero, fazemos um apelo, para Suprema Corte de Justiça para dar ênfase a estes crimes.

Nós, acrescentou, fazemos um chamado para a Polícia Nacional para ser mais agressiva com as queixas que tem a ver com as pessoas da diversidade sexual.”

"Estamos enfrentando um espiral de violência e não podemos continuar tolerando estas ações contra nossa comunidade", acrescentou Montiel.

Nenhum comentário: