quarta-feira, 24 de outubro de 2012


Imunologista brasileiro 
Michel Nussenzweig desenvolve 
vacina experimental mais eficaz 
contra vírus da Aids

O imunologista brasileiro Michel Nussenzweig 
é membro da Academia Americana de Ciências 
na Universidade Rockefeller, em Nova York.
O imunologista brasileiro Michel Nussenzweig, radicado em Nova York, nos Estados Unidos, desenvolveu vacina experimental mais eficaz contra o vírus da Aids, segundo informou nesta quarta-feira (24) a revista Nature. O tratamento experimental é composto por cinco potentes anticorpos e foi administrado em ratos "humanizados", ou seja, cobaias que dispõem de um sistema imunológico idêntico ao humano. Nussenzweig observou que a carga viral dos ratos caiu para níveis abaixo dos detectáveis e foram mantidos assim por até 60 dias depois do término do tratamento. Estima-se que esta é uma fórmula que poderia evitar a infecção de novas células.

"O experimento demonstrou que combinações distintas de anticorpos monoclonais são eficazes na hora de suprimir a replicação do HIV em ratos 'humanizados', por isso podem prevenir a infecção e servir para o desenvolvimento de novos tratamentos", defendeu o especialista em seu artigo.

Na atualidade, o tratamento anti-retroviral em humanos consiste em combinar pelo menos três drogas antivirais para minimizar o surgimento de vírus mutantes resistentes aos remédios.

No entanto, o HIV se armazena em uma espécie de "depósito" ou reservatório viral, o que faz com que a carga viral do paciente se eleve quando o tratamento farmacológico é interrompido, e o vírus volta a aparecer depois de 21 dias.
 
Apesar dos resultados promissores de Nussenzweig, ainda serão necessários testes clínicos que permitam avaliar a eficácia do tratamento em humanos e medir os efeitos sobre a infecção em longo prazo.

Nenhum comentário: