domingo, 26 de junho de 2011

“Amai-vos uns aos outros – 
Basta de Homofobia” 
com esse tema parada gay 
reuni 4 milhões de pessoas


Multidão lotou a Avenida Paulista

A 15ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, comprovadamente a maior do mundo, iniciou com uma grande valsa para celebrar seus 15 anos. Mas, o foco foi mesmo a celebração do STF (Supremo Tribunal Federal) que, recentemente, reconheceu como estável a união de pessoas do mesmo sexo, e como não poderia deixar de ser, a reivindicação da aprovação do Projeto de Lei 122, que criminaliza a homofobia. Conforme a coordenação da parada, 4 milhões de pessoas estiveram na avenida das 12 às 19 horas. Para a organização o número de pessoas foi calculado com base em dados da Polícia Militar. Porém, o número oficial deve ser divulgado pela Polícia Militar durante a semana.


Foco político
A proposta do projeto que criminaliza a homofobia tramita no Senado Federal, mas enfrenta a resistência da bancada religiosa do Congresso, que são contrários aos direitos da população LGBT.
Os principais políticos que abraçam a causa são: a Senadora Marta Suplicy (PT/SP) e o Deputado Federal Jean Wyllys (PSOL/RJ).
Wyllys criticou os religiosos contrários ao projeto. “Esse lema [amai-vos uns aos outros, tema da parada neste ano] aponta para a necessidade de uma reinterpretação do texto bíblico”, disse o parlamentar.
“Nós temos o maior respeito a todas as religiões. Não queremos destruir a família de ninguém. Nós queremos apenas construir a nossa”, afirmou Tony Reis, presidente da ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais).


Evangélicos
Com panfletos e pregações, um grupo de quatro evangélicos batistas de Santo André (SP) resolveu ir à Parada Gay para tentar "livrar os homossexuais de uma vida de sexo livre, prazeres vazios e vícios" e, segundo este grupo, encaminhá-los ao que chamam do caminho correto indicado por Jesus, longe da homossexualidade.
“Aqui é um momento de diversão passageira, vazia. É uma alegria repleta de vícios, bebida e sexo livre. Depois que passa tudo isso, o que fica? A frustração. A verdadeira alegria é Jesus”, disse Ivo Navarro, 44. “Eu buscava aquilo, mas quando descobri Jesus vi que a vida não é isso”, afirmou, em tom de pregação.
Eu acredito que esse senhor (Ivo Navarro) estava mesmo era com vontade de estar no meio da muvuca da Avenida Paulista, porque com aquele barulho louco de vários trios elétricos, ninguém vai parar para ouvir pregações evangélicas. Então, esse senhor enganou o pastor da igreja dele, porém, acredito que valeu, foi mais um para somar aos quatro milhões que esteve lá.


A drag queen Verônica Dimitri, 36, se transformou na presidente Dilma Rousseff, na 15ª edição da Parada Gay de São Paulo. Correção, Dilma Rousseff, não, mas, Dilma Ruimseff. Veja o vídeo.

Nenhum comentário: